quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Comissão do Senado dos EUA aprova projeto para ação na Síria

O Comitê de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos aprovou nesta  quarta-feira (4), por 10 votos a 7, o projeto que autoriza o uso limitado de força militar americana na Síria.
Votaram contra tanto senadores democratas como da oposição republicana.
Agora, o projeto precisa ser debatido e  aprovado em plenário pelo Senado e pela Câmara de Representantes, o que deve ocorrer apenas na próxima semana.
O texto em questão prevê a autorização de uma ação militar por 60 dias, período que poderia, eventualmente, ser estendido para 90, e que proíbe explicitamente a presença de tropas terrestres na Síria.
O resultado da votação desta quarta foi considerado uma vitória para o presidente democrata Barack Obama, que busca aval no Congresso para o ataque ao regime sírio de Bashar al-Assad, acusado de usar armas químicas contra civis.
O governo sírio nega o uso de armas químicas e diz que é vítima de terroristas ligados à rede da Al-Qaeda, que tentam desestabilizar o país.

Rússia e China, aliados de Assad, barram, no âmbito do Conselho de Segurança da ONU, qualquer resolução que permita um ataque à Síria.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...