quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Comunidades rurais do Espírito Santo recebem novas tecnologias

Os moradores e visitantes das localidades rurais de Conceição do Muqui, em Mimoso do Sul, e Pacotuba, em Cachoeiro do Itapemirim, já podem contar com serviços de telefonia móvel e Internet 3G no dia a dia.

Tudo isso porque nesta quarta-feira (18), o Governo do Espírito Santo inaugurou a instalação dos serviços, realizados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com tecnologia da operadora Vivo, vencedora da licitação, dentro do programa ‘Comunicação no Campo’. Os recursos são da ordem de R$ 600 mil.

O Governador Renato Casagrande inaugurou, oficialmente, a telefonia, com uma ligação para o irmão César Casagrande, que estava em Iúna. Também acessou o site do Governo do Espírito Santo, onde havia matéria sobre o lançamento das telefonias em Pacotuba e Conceição de Muqui.

“Esse é um ato que traz benefícios que talvez não imaginemos. A comunicação deu saltos enormes na atualidade e com a chegada da telefonia móvel e internet existe uma condição diferenciada, de qualidade de vida, de novas oportunidades para as pessoas se desenvolverem na própria região em que vivem. Desenvolvemos um modelo inovador para atender a essa demanda antiga do campo capixaba e que já se concretizou, com sucesso”, ressalta o governador Renato Casagrande.

A Seag garantiu, de modo inédito no Brasil, a instalação da telefonia móvel e Internet 3G a partir de investimentos públicos, num modelo onde a operadora vendedora da concorrência pública instala todos os sistemas e, após a conclusão dos trabalhos e o ateste da qualidade dos sinais, ela é autorizada pela administração estadual a descontar o investimento realizado do ICMS devido.

“Como falamos na inauguração de Rio Bananal, essa é mais uma conquista que temos que comemorar para o interior capixaba. Esses serviços que chegam às áreas rurais são uma demanda reprimida há muitos anos e possuem a mesma qualidade dos existentes nos grandes centros urbanos. Mais uma vez o Espírito Santo está servindo de modelo para o Brasil”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

“Sonho antigo concretizado esse da telefonia móvel, e num projeto inovador para o Brasil. Recebemos a segunda antena do Estado e em breve receberemos também a de Muribeca. Essa gestão é séria e comprometida com os municípios do Espírito Santo”, frisa a prefeita de Mimoso do Sul, Flávia Cisne.

Morador de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, o estudante Zamith de Souza Neto, de 16 anos, está satisfeito com a novidade. “Temos muitos benefícios com a instalação desses serviços. Agora não vai ser mais preciso ficarmos presos ao telefone fixo e muito menos tendo que buscar sinal de celular em alguns pontos isolados da comunidade”, comemora.
Com as inaugurações em Mimoso do Sul e Cachoeiro de Itapemirim, já são três municípios contemplados com a instalação de telefonia móvel e Internet 3G em áreas rurais. O outro foi Rio Bananal.

Novas inaugurações

Nesta quinta-feira (19), o Governo do Espírito Santo vai inaugurar a instalação dos mesmos serviços em áreas rurais dos municípios de Governador Lindenberg e Pancas. Já na sexta-feira (20), será a vez dos municípios de Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina.

Novo edital

A Seag vai publicar na próxima segunda-feira (23), um novo edital para instalar os serviços de telefonia móvel e Internet 3G em mais 71 localidades rurais de todas as regiões do Espírito Santo.

Com os serviços em operação, a população rural terá uma comunicação mais ágil e eficiente, com acesso facilitado aos serviços de saúde, educação, segurança, ciência e tecnologia e às informações referentes ao mercado agrícola, maior potencial para geração de renda do agronegócio capixaba, com a possibilidade de atingir novos mercados e a possibilidade de desenvolvimento de novos negócios, principalmente relacionados ao agroturismo e às agroindústrias.

A meta do Governo do Espírito Santo, gradativamente, é implantar telefonia móvel e transmissão de dados nos principais distritos do Estado, ampliando a oferta dos serviços à população rural capixaba que, atualmente, segundo o IBGE, é de 583.480 habitantes.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...