quarta-feira, 11 de setembro de 2013

PESQUISA: 10% de adolescentes entre 13 e 15 anos do 9º ano afirmam ter experimentado drogas

Cresce o número dos estudantes brasileiros de 13 a 15 anos de idade que já usaram drogas ilícitas, como maconha, cocaína, crack, cola, loló, lança perfume e ecstasy. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, a PeNSE, do IBGE,  em 2012, cerca de 10 por cento dos adolescentes do nono ano do ensino fundamental que estudam nas capitais do país já experimentaram drogas. O número equivale a mais de 312 mil jovens. Em 2009, o porcentual foi de 8,7 por cento. Ainda de acordo com o levantamento, as regiões Centro Oeste e Sul tiveram o maior registro de estudantes desta faixa etária que já haviam experimentado drogas. O que, para o gerente da PeNSE, Marco Andreazzi, pode ser significado das características dos jovens destas regiões.


"Quais são os fatores que estão influenciando um aumento geral no país pode ser algo em relação a uma difusão do comportamento, em particular nessas regiões do Sul e do Centro Oeste, podem ter algum tipo de exposição maior ou características da população que estejam facilitando. De qualquer maneira, o uso de drogas ilícitas nessa faixa etária de 12 a 15 anos no Brasil ainda é bastante inferior do que a média dos países pesquisados pela OMS, particularmente países europeus mais Estados Unidos e Canadá."

Ainda segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, a PeNSE, o aumento do número de meninas que experimentaram alguma droga, entre 2009 e 2012, é maior do que o dos meninos. Para as meninas o crescimento foi de 2,3%, enquanto o dos meninos foi de 0,1% no período. O sociólogo e cientista político da Universidade de Brasília, Antonio Flávio Testa, destaca o que leva os jovens a experimentarem drogas ilícitas nesta idade.

"Primeiro a curiosidade e depois a imitação, são duas variáveis que influenciam muito nessa decisão. E os ambientes que boa parte que a juventude freqüentam levam muito a esse tipo de comportamento. Você induz as pessoas a experimentarem até entre aspas, pode se dizer assim, é um ritual de iniciação, da afirmação e a curiosidade. Nessa fase da vida, as pessoas não tem o nível de discernimento muito bem delineado e é possível que eles queriam experimentar para sentir o efeito, para sentir se realmente aquilo que é colocado tem um impacto grande sobre o seu organismo. Tudo isso ai pode se confirgurar nesse quadro."


Para realizar a pesquisa, o IBGE ouviu cerca de 109 mil alunos do 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas em todo país, a maior parte com idades entre 13 e 15 anos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...