terça-feira, 1 de outubro de 2013

Médicos cubanos chegam ao Espírito Santo

Centro e trinta e cinco médicos cubanos chegaram ao Espírito Santo nesta segunda-feira (30). Eles fazem parte do Programa Mais Médicos, do governo federal, e contaram que estão animados para trabalhar no país. O Ministério da Saúde informou que os locais de trabalho dos profissionais ainda não está decidido. Outros 615 médicos cubanos devem chegar ao estado até o próximo dia 3, e de Vitória todos seguem para Guarapari, onde farão um curso de capacitação.
O médico Joel Torres Antigua contou que está ansioso para começar a trabalhar. “Estamos vindo para o Brasil para trabalhar junto com o povo brasileiro, com todos, outro médicos, enfermeiros, o povo todo. Nosso objetivo é melhorar a saúde, pois o povo precisa”, disse.
Joel tem 43 anos de idade e 19 de experiência como clínico geral. Ele fala bem a língua portuguesa e, bem humorado, disse que Brasil e Cuba têm a cultura muito parecida.
A representante do Ministério da Saúde, Elizabeth Albuquerque, falou que agora os médicos vão passar por um curso de capacitação, que vai durar 21 dias.

Preparação

Os profissionais com diplomas fora do país vão participar de 7 a 25 de outubro do módulo de acolhimento. Com carga horária de 120 horas, a avaliação abordará aspectos do Sistema Único de Saúde (SUS), doenças prevalentes no Brasil, conhecimentos linguísticos e de comunicação, além de visitas técnicas aos serviços de saúde. Após o período de acolhimento, os profissionais passarão por uma avaliação e, somente após aprovação, estarão aptos a atuar nos municípios.
Após a aprovação, os profissionais vão ser direcionados para atuar em municípios com os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), periferias de capitais e regiões metropolitanas e áreas com mais dificuldade de contratação de médicos, apontados pelos municípios no momento da adesão ao Programa. Os médicos cubanos que trabalharão no Brasil já participaram de outras missões internacionais e todos têm especialização em Medicina da Família.

CFM

O Conselho Federal de Medicina (CFM) informou, no dia 20 de setembro, que orientou os conselhos regionais a autorizarem os registros provisórios dos médicos estrangeiros do programa Mais Médicos. De acordo com o CFM, o registro será feito desde que os médicos apresentem a documentação "completa" e "sem inconsistências".

De acordo com o parecer, que tem força de lei, os conselhos regionais de Medicina  não podem exigir qualquer documentação para conceder o registro dos profissionais além do que foi definido pela Medida Provisória 621/2013 e pelo Decreto 8040/2013, que regulamentam o programa.

Um dos questionamentos feitos pelos CRMs ao programa do governo federal é o fato de o Mais Médicos não exigir a revalidação do diploma de medicina para os aqueles que concluíram o curso no exterior. No parecer do governo, a revalidação do diploma não pode ser exigida na hora de conceder registro aos profissionais estrangeiros do programa.
O médico Joel Torres contou que não está preocupado com isso. “Nós respeitamos essa burocracia, que realmente acontece em todo país, mas a nossa avaliação está creditada pela Organização Mundial da Saúde”, disse.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...