terça-feira, 28 de julho de 2015

Juiz solicita o bloqueio de 60 milhões de reais de presos na 16ª fase na Lava Jato.




O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, solicitou o bloqueio de 60 milhões de reais dos presos na 16ª fase da operação, que foi deflagrada hoje. Contratos firmados por empresas já mencionadas na operação com a Eletronuclear, que tem economia mista e cujo controle acionário é da União, foram o foco desta etapa da Lava Jato. 


A Eletronuclear foi criada em 1997 para operar e construir usinas termonucleares e responde hoje pela geração de cerca de 3% da energia elétrica consumida no país. De acordo com a solicitação do juiz, devem ser bloqueados 20 milhões de reais do diretor-presidente licenciado da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro da Silva, o mesmo valor do executivo da empreiteira Andrade Gutierrez Flavio David Barra e outros 20 milhões de reais da Aratec Engenharia, Consultoria & Representações Ltda, que pertencente a Othon Luiz. Os dois foram presos hoje de manhã, no Rio de Janeiro. Othon Luiz é suspeito de receber 04 milhões e 500 mil reais em propina, conforme a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.  

O juiz menciona, no despacho referente a esta fase da operação, que a empresa Aratec Engenharia recebeu pagamentos vultosos de empreiteiras envolvidas na Lava Jato, inclusive, de empresas que compõem o consórcio Angramon. A ordem judicial foi protocolada às 14 horas e 21 minutos desta terça e, por essa razão, ainda não foi disponibilizada para as instituições financeiras. O pedido para o bloqueio foi feito pelo Ministério Público Federal.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...