sábado, 8 de agosto de 2015

Ministro da Secretaria dos Portos visita Barra do Riacho (ES) e conhece detalhes do projeto de expansão do Portocel.




O ministro da Secretaria dos Portos da Presidência da República (SEP), Edinho Araújo, visitou nesta sexta-feira o Terminal Especializado de Barra do Riacho (Portocel), localizado em Barra do Riacho (ES), e conheceu os detalhes do projeto de expansão do porto, que responde por cerca de 70% da celulose que o Brasil exporta anualmente. Dividida em etapas, a proposta de expansão do Portocel prevê investimentos que aumentarão a capacidade de movimentação do terminal tanto para celulose quanto para outras cargas.

Após a mudança da poligonal de Barra do Riacho, publicada em decreto presidencial em junho deste ano, teve início o processo de contratação dos estudos ambientais, engenharia básica, hidrodinâmica e manobrabilidade do projeto conceitual de expansão do Portocel. A ampliação do terminal está em linha com a visão de longo prazo dos acionistas do porto (Fibria, com 51%, e Cenibra, com 49%), que avaliarão os estudos e programarão os investimentos para obras que serão divididas em cinco etapas.

Referência mundial em produtividade de operação portuária, Portocel, que em 2015 completou 30 anos sob controle da iniciativa privada, é um dos únicos terminais do Brasil integrado a diferentes modais de transporte – rodoviário, ferroviário, tuboviário (dutos) e por cabotagem – e está preparado para movimentar, com a mesma eficiência, outras cargas que sejam compatíveis com a celulose. Com equipamentos e instalações apropriados para a movimentação de carga geral, atualmente o terminal tem capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas por ano. Há 30 anos, a capacidade era de 600 mil toneladas por ano.

A operação 24 horas e o pessoal capacitado complementam os diferenciais que fazem com que Portocel seja reconhecido globalmente pela eficiência aliada ao baixo custo, o que lhe garante reconhecida eficiência em operações portuárias.

Em 2014, o porto alcançou uma marca histórica, encerrando o ano com movimentação de 6.009.464 toneladas de celulose. O terminal conta com três berços de atracação e recebe, em média, 286 navios por ano. Há 30 anos, quando contava com apenas um berço de atracação, Portocel recebia em média 64 navios por ano.

Diversificação
Portocel é especializado na movimentação de produtos florestais, mas, nos últimos anos, vem se dedicando também a outras cargas, aproveitando o potencial e a eficiência operacional do terminal. Entre essas cargas estão produtos siderúrgicos, sal, granito, sulfato de sódio, tubos e cargas de projetos.

Sobre o Portocel – Especializado na movimentação de produtos florestais, o Porto Especializado de Barra do Riacho – Portocel é uma sociedade entre a Fibria (51%) e Cenibra (49). O terminal responde pela movimentação de cerca de 70% da celulose que o Brasil exporta e é o mais eficiente do mundo na movimentação do produto, com capacidade para embarcar 72 mil t/dia. Portocel tem o menor custo operacional do Brasil e, no Espírito Santo, responde por cerca de 30% das requisições de trabalhadores avulsos junto ao Órgão Gestor de Mão de Obra Portuária (Ogmo-ES).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...