quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Cinquenta e cinco cidades do Espírito Santo arrecadaram menos do que esperavam.




Em meio à crise econômica, no terceiro bimestre (meses de maio e junho) deste ano, 55 das 78 prefeituras do Espírito Santo arrecadaram menos do que o previsto pelas próprias administrações em seus orçamentos. No mesmo período do ano passado, eram 29 as prefeituras nessa situação. Assim, o aumento no número de prefeituras com receita frustrada foi de 89,6% se comparados os 02 momentos. 

As informações são do Tribunal de Contas do Estado. Arrecadar abaixo da previsão gera um alerta do tribunal. Após receber o aviso, os gestores têm que limitar os empenhos, para garantir que existe verba para liquidar um compromisso assumido, como uma compra ou a realização de uma obra. 

Além disso, no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2014, 68% dos municípios capixabas registraram queda na receita total. Ela é a soma da receita corrente líquida com a de capital, basicamente composta por transferências voluntárias da União e do Estado – como por meio de convênios. O dinheiro é usado em investimentos, que ficam parados quando a verba atrasa ou nem chega. Prefeituras capixabas estão demitindo e reduzindo serviços no estado.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...