terça-feira, 1 de setembro de 2015

Tributação sobre vinhos e destilados sobe a partir de dezembro.




O governo federal publicou hoje, em edição extraordinária do "Diário Oficial da União", um novo modelo de tributação para vinhos, espumantes, uísques, vodcas, cachaças, licores, sidras, aguardentes, gim, vermutes e outros destilados, com aplicação a partir de dezembro deste ano. De acordo com a Receita Federal, a medida vai gerar arrecadação extra de 01 bilhão de reais em 2016.

Ela faz parte de uma série de ações do governo para ter mais receita e equilibrar as contas públicas, que devem fechar no vermelho em 2016. O Fisco observou que o mercado é livre e que os repasses da alta da tributação para os preços depende dos produtores e revendedores.

Pelo modelo anterior, as chamadas "bebidas quentes" eram classificadas dentro de uma tabela, que variava de "A" a "Z", de acordo com o volume e seu preço, e sobre essas "classes" eram aplicadas as alíquotas do Imposto Sobre Produtos Industrializados. Neste regime, que vigora até o fim de novembro, há um teto de tributação, que varia de 14 centavos a 17 reais e 38 centavos para cada produto. Com o novo modelo, será cobrada uma alíquota dependendo do tipo da bebida e não haverá mais teto.

 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...