quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Comercialização do caranguejo-uçá está proibida no Espírito Santo.




A captura, comercialização ou compra de caranguejo-uçá estão proibidas no Espírito Santo até dia 30 de novembro. Ações de fiscalização para monitorar o período de defeso estão sendo realizadas por vários órgãos ambientais. No último dia 02, durante uma atividade de fiscalização, foram apreendidas 85 quilos de caranguejo-uçá. O ponto de partida da operação foi a Ilha da Fumaça com destino à Ilha das Caieiras, em Vitória. 

A maioria deles era fêmea, capturadas com o uso de armadilha do tipo redinha, prática proibida por lei. Foram confiscadas 06  redes tarrafas e duas de espera. Na ação, também foram realizadas atividades de divulgação e conscientização sobre o início do período de defesa dos caranguejos. A atividade foi realizada pelo Instituto Últimos Refúgios, em parceria com o Instituto O Canal, a Associação Ambiental Voz da Natureza, juntamente com as Polícias Ambiental, Civil, Capitania dos Portos e as Prefeituras de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.  

Segundo o artigo 1° da Portaria do IBAMA, é proibido a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e/ou a comercialização de caranguejo durante o período de 1° de outubro a 30 de novembro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...