quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Congresso mantém veto de Dilma a reajuste real para aposentados.




Um dia após manter o veto ao reajuste salarial de servidores do Judiciário, o Congresso Nacional decidiu manter o veto da presidente Dilma Rousseff à extensão da política de reajuste real do salário mínimo para todos os aposentados e pensionistas. Na sessão de hoje, 160 deputados votaram pela manutenção do veto à mudança nas regras de reajuste das aposentadorias e 211 se posicionaram pela derrubada. Outros 12 preferiram se abster. 
                               
Para derrubar o veto era necessário que 257 deputados votassem a favor. Como o veto foi mantido pelos deputados, não houve necessidade de votação entre os senadores. O governo batalhava para manter o veto com o argumento de que a extensão das correções para aposentadorias geraria um gasto adicional de 300 milhões de reais no ano que vem. De acordo com dados do Ministério do Planejamento, nos próximos quatro anos, a despesa somaria 11 bilhões de reais.


Já o custo do reajuste de servidores do Judiciário, derrubado ontem, seria de 05 bilhões e 300 milhões de reais no ano que vem. Em quatro anos, até 2019, o custo total seria de 36 bilhões e 200 milhões de reais. A manutenção dos vetos era vista como necessária para que o governo desse um “recado positivo” ao mercado financeiro, diante da crise política e econômica do país. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...