quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Dilma diz que Samarco será multada em 250 milhões de reais.




A presidente Dilma sobrevoou hoje as áreas afetadas pelo rompimento de barragens de rejeitos de Fundão e Santarém, em Mariana, em Minas Gerais. Em Governador Valadares, a presidente disse que várias legislações federais foram descumpridas e que a Samarco, mineradora responsável pelas barragens, será multada em 250 milhões de reais. 

A presidente informou que, junto com os governadores de Minas Gerais e do Espírito Santo, o governo federal pediu uma equipe permanente da Samarco para atender as necessidades das cidades atingidas. De Governador Valadares, a presidente seguiu para Colatina. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o ministro da Educação, Aloízio Mercadante acompanharam a presidente. 


Apesar de a Samarco já ter se comprometido a reconstruir as casas das vítimas atingidas, o governo quer também que a mineradora arque com os custos ambientais e ecológicos decorrentes do rompimento. Segundo o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, as empresas terão de se encarregar de solucionar o problema de abastecimento de água nas cidades às margens do Rio Doce atingidas pela lama. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...