quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Dilma sanciona novas regras para aposentadoria.




A presidente Dilma sancionou e publicou no Diário Oficial da União a lei que institui nova regra para aposentadoria que varia progressivamente de acordo com a expectativa de vida da população brasileira. De acordo com o texto, as novas regras entraram em vigor hoje e já estavam incluídas em uma medida provisória editada pela presidente Dilma como uma alternativa à regra 85/95, aprovada, em maio, pelo Congresso Nacional e que pôs fim ao fator previdenciário. 

Foi vetado o artigo que autorizava a desaposentadoria, ou desaposentação, que é a possibilidade de o aposentado que continuou trabalhando fazer novo cálculo do benefício, tomando por base o novo período de contribuição e o valor dos salários.  

Segundo o governo, a possibilidade da desaposentadoria foi incluída pela câmara, por meio de uma emenda, e geraria rombo à Previdência Social de 70 bilhões de reais em 20 anos. Na justificativa ao veto publicada hoje, o governo afirma que a medida contraria os pilares do sistema previdenciário brasileiro, cujo financiamento é intergeracional e adota o regime de repartição simples.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...