quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Espírito Santo registra seu primeiro caso de microcefalia, em Montanha.




Um dia após o Ministério da Saúde informar que o Brasil já registrou mais de 700 casos de microcefalia, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo anuncia o primeiro caso em território capixaba. Ontem, a Secretaria de Saúde do Estado anunciou que uma criança da cidade de Montanha, pode ter acometido a doença devido a mãe apresentar um quadro de toxoplasmose, que também pode ocasionar a deformidade no cérebro do bebê. 

Mesmo com a possibilidade, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo investiga a ligação da deformidade com o Zika vírus. A principal suspeita é que a microcefalia esteja relacionada ao zika vírus, transmitido pelo aedes aegypti. É o mesmo mosquito que infectou um milhão e meio de pessoas no Brasil em 2015 com o vírus da dengue, das quais 811 morreram.  

É um número bem maior do que o registrado em 2014. O aumento da incidência da doença preocupa porque mostra a proliferação do mosquito pelo país.   Em todo o Brasil, já são 739 casos de microcefalia registrados. A microcefalia é uma doença em que os bebês nascem com a circunferência do crânio menor que o normal, o que compromete o desenvolvimento do cérebro. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...