quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Governo de Minas Gerais multa Samarco em 112 milhões de reais por desastre.




O governo de Minas Gerais multou a mineradora Samarco em 112 milhões de reais pelo desastre ambiental no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana. A punição partiu da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e, segundo a própria pasta, a penalidade é a primeira a ser aplicada. Outras poderão ser impostas à mineradora.
A secretaria informou que o valor não tem relação com os investimentos que a empresa terá de fazer na recuperação do meio ambiente. No último dia 11, a Justiça de Minas Gerais, a pedido do Ministério Público, bloqueou 300 milhões de reais em recursos em contas bancárias da Samarco, dinheiro que deverá ser usado exclusivamente para reparação de danos causados pelo rompimento das duas barragens.

A decisão foi do juiz Frederico Esteves Duarte Gonçalves, da Comarca de Mariana. No dia seguinte, depois de sobrevoar as regiões de Mariana e Governador Valadares, cidade cortada pelo Rio Doce que também foi afetada pela tragédia em Mariana, a presidente Dilma anunciou que o Ibama aplicou multa, também preliminar, de 250 milhões de reais à Samarco.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...