sábado, 14 de novembro de 2015

Governo do Espírito Santo cria comitê gestor da crise ambiental na bacia do Rio Doce.




O Governo do Espírito Santo criou o Comitê Gestor da Crise Ambiental na Bacia do Rio Doce, anunciado hoje, para prevenir danos maiores a municípios capixabas que serão afetados pela lama das barragens de Mariana, Minas Gerais. O decreto será publicado na próxima segunda-feira no Diário Oficial, mas as atividades do grupo têm início imediato. O rompimento de duas barragens de rejeitos de minério da Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP, aconteceu no dia 05 de novembro e causou uma enxurrada de lama no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. A lama também chegará ao Espírito Santo e deve afetar os municípios de Baixo Guandu, Colatina e Linhares.

O objetivo do comitê é acompanhar as ações de socorro, assistência, resposta e mitigação ao desastre, bem como para reestabelecimento dos serviços afetados, de recuperação dos ecossistemas e de reconstrução por conta  da lama de rejeitos. O comitê irá atuar como uma força-tarefa do estado e será vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Este grupo deve ainda agir em cooperação com órgãos e entidades do poder público municipal, estadual e federal.
Além do secretário de Estado do Meio Ambiente, Rodrigo Júdice, também fazem parte do Comitê o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar; Coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa; comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, Tenente Coronel Francisco José Silva Gomes; a diretora- presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sueli Tonini; o diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Paulo Paim; e o procurador geral do Estado, Rodrigo Rabello.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...