quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Justiça dá prazo de 24 horas para Samarco impedir lama de chegar ao litoral do Espírito Santo.




A Samarco Mineradora tem que começar, hoje, a colocar em prática um plano que evite que a lama de minério que contamina o Rio Doce chegue ao litoral capixaba. A decisão é do Juiz federal no Espírito Santo, Rodrigo Botelho, e visa impedir que os rejeitos cheguem no litoral capixaba e contaminem o ecossistema marinho. Cerca de 20 quilômetros de barreiras flutuantes serão instaladas no litoral do Espírito Santo, na foz do Rio Doce, que fica na vila de Regência, em Linhares, pouco antes do encontro do rio com o mar.  

Segundo o Iema, a instalação das barreiras será totalmente financiada pela mineradora Samarco. Para pedir a liminar, o Ministério Público Federal alegou que a chegada dos rejeitos das barragens no mar "deve acarretar, entre outros impactos, a contaminação da foz do Rio Doce. O avanço da " da lama tóxica sobre o litoral capixaba" compromete a balneabilidade das praias e o turismo do Estado, contamina a vida marinha e afeta unidades de conservação ambiental, como a de Comboios, Santa Cruz e Costa das Algas, que somam mais de 130 mil hectares. 

Ainda de acordo com o Iema, as barreiras ajudarão a proteger a fauna e a flora, além de riachos da região, garantindo que a lama com rejeitos de minério seja direcionada totalmente para o mar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...