terça-feira, 17 de novembro de 2015

Samarco admite risco de rompimento das barragens de Santarém e Germano.




Representantes da mineradora Samarco - responsável pela barragem de Fundão, que se rompeu na cidade mineira de Mariana - admitiram, pela primeira vez, que suas outras duas represas na região - de Santarém e Germano - também correm o risco de desabar. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa, na tarde desta terça-feira.
Segundo os representantes da mineradora, a barragem de Santarém vai ser restaurada dentro de um prazo de 90 dias. Já a parede danificada na barragem de Germano será reparada em 45 dias. De acordo com técnicos da empresa, a prioridade é consertar a erosão na barragem de Germano, que é a maior das três.

Os técnicos explicaram que existe um índice que classifica a força da estabilidade de barragens, onde a pontuação mínima é 1,55. Segundo eles, as duas estruturas estão abaixo desse número: Santarém foi classificada com 1,22 e Germano com 1,37. A empresa garantiu ainda que trabalha incessantemente para reforçar a segurança das estruturas e que as barragens estão sendo monitoradas, diariamente, por meio de radares. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...