terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Anvisa libera e vacina contra dengue deve ser comercializada a partir de março.




A Anvisa liberou ontem a comercialização da primeira vacina contra a dengue registrada no Brasil: a Dengvaxia, do laboratório francês Sanofi Pasteur. A vacina promete eficácia global de apenas 60% e são necessárias 03 doses, aplicadas com intervalos de 06 meses, para que o efeito seja atingido completamente, o que dificulta a adesão.  

A taxa de 60% de imunização - média para os 04 tipos de dengue - também é considerada baixa pelos especialistas, já que outras vacinas para a febre amarela, por exemplo, têm eficácia de mais de 90%. A vacina também tem mais efeito em quem já teve o contato com um dos subtipos do vírus da dengue. O medicamento é indicado para pessoas entre 09 e 45 anos e protege contra os 04 tipos do vírus da dengue.  

A promessa do fabricante é de proteção de 93% contra casos graves da doença, redução de 80% das internações e eficácia global de 66% contra todos os tipos do vírus. Embora liberada para comercialização, falta a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos definir o valor de cada dose, processo que dura em média 03 meses. Inicialmente, o medicamento será disponibilizado para a rede particular de laboratórios e depois o SUS irá avaliar se incorpora ou não o medicamento ao sistema público.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...