quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Desemprego cai em novembro, mas tem maior taxa para o mês desde 2008.




De acordo com informações do IBGE, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,5% em novembro, abaixo da desocupação registrada no mês anterior, de 7,9%. Esse é o maior índice para o mês desde novembro de 2008, quando chegou a 7,6%. No ano passado, nesse mesmo período, a desocupação atingiu a taxa de 4,5%.  

Assim como o desemprego aumentou em relação a novembro do ano passado, o rendimento médio dos trabalhadores, estimado em 02 mil, 177 reais e 20 centavos, caiu. Frente a outubro, a baixa foi de 1,3% e, em relação a novembro de 2014, o recuo foi de 8,8%. Ainda segundo o IBGE, a queda de 8,8% do rendimento na comparação anual é a maior para o mês desde 2003, quando o rendimento diminuiu 10,7%.  

Quem mais sentiu a diminuição do salário no bolso foram os trabalhadores da indústria extrativa, de transformação e distribuição de eletricidade, gás e água. No ano, de janeiro a novembro, a queda foi generalizada, puxada pelo rendimento recebido por quem trabalha na indústria, em serviços prestados às empresas e na construção.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...