segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

IPVA 2016: calendário é divulgado no Espírito Santo.




A Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os prazos têm início a partir de abril de 2016 e o calendário é definido conforme o final da placa.

O IPVA relativo a automóveis, caminhonetas, utilitários, motocicletas e demais veículos deve ser quitado entre os meses de abril e junho, enquanto o imposto sobre a propriedade de caminhões, ônibus e micro-ônibus deverá ser pago entre os meses de março e agosto. Em todos os casos, o recolhimento pode ser efetuado à vista, com desconto de 5%, ou em duas vezes.


O IPVA é calculado sobre o valor de mercado dos veículos de acordo com pesquisa elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - a alíquota é de 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, motocicletas e ciclomotores. Para carros de passeio e caminhonetes e embarcações a alíquota é de 2%. De acordo com o gerente de arrecadação e cadastro da Sefaz, Sergio Pereira Ricardo, em 2016 a Receita Estadual espera arrecadar, aproximadamente, 482 milhões de reais com o imposto.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...