terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Lama de rejeitos de minério da Samarco chega a Aracruz.




Vestígios da lama de rejeitos de minérios da barragem da Samarco que se rompeu em Mariana chegaram ao município de Aracruz. O rompimento da barragem de rejeitos da mineradora causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. O material foi despejado no Rio Doce, atingindo o manancial até a sua foz, no Espírito Santo. 

De acordo com um relatório emitido pela Samarco ontem, durante um sobrevoo pela região foi observada uma baixa concentração da pluma de turbidez na foz do Rio Piraquê-Açu, em Aracruz. A prefeitura registrou também vestígios da lama passando pelo próprio rio. De acordo com técnicos municipais, a maior concentração da mancha escura segue em direção ao mar aberto, mas a situação depende também da direção do vento e movimentação das ondas.  

A Prefeitura de Aracruz informou que o monitoramento da região marinha está sendo realizado diariamente por diversos órgãos ambientais, entre eles o Instituto Estadual de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Sobre a necessidade de interditar alguma praia de Aracruz, a prefeitura informou que está monitorando a área e que ainda não sabe qual o próximo passo quanto a isso. Por enquanto, as praias ainda estão abertas para frequentadores.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...