terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Mudança na direção do vento pode levar lama ao mar de Aracruz.




Com a mudança do vento nos últimos dias, os rejeitos da lama de Mariana, em Minas Gerais, que antes seguiam para o Norte, agora vão em direção ao Sul, em direção às praias de Aracruz, no Espírito Santo. As informações sobre a alteração são da mineradora Samarco.

A Prefeitura de Aracruz garantiu que ainda não foi registrado nenhum vestígio da lama de rejeitos de minério no litoral da cidade. O que aconteceu foi que uma mancha dessa lama, bem mais clara, foi observada a cerca de 30 quilômetros de distância da costa de Aracruz, mar adentro. No balneário de Santa Cruz, no encontro entre os rios Piraquê-Açu e Piraquê-Açu Mirim, existem ilhas e manguezais que podem estar ameaçados. A área é protegida e a preocupação é que a lama fique concentrada no local.


Segundo o biólogo André Ruschi, a lama vem descendo em direção à maior unidade de conservação marinha do Espírito Santo, que fica em Aracruz. A área de proteção ambiental Costa das Algas e o Refúgio da Vida Silvestre, de Santa Cruz, são grandes berçários de tubarões, baleias, arraias e tartarugas. A reserva de Comboios, que pertence aos índios tupiniquins, também está no possível caminho da lama.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...