quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Lama da Samarco deixa mais três praias interditadas em Linhares.




As praias de Pontal do Ipiranga, Degredo e Barra Seca, em Linhares, foram interditadas pela Secretaria de Meio Ambiente do município, ontem, após a chegada da lama de rejeitos da SamarcoO rompimento das barragens de Mariana, em Minas Gerais, completou 02 meses na última terça-feira. De acordo com a última medição feita pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente, na última segunda-feira, a lama se estendia por 67 km² no mar do Espírito Santo.  

A prefeitura monitora a turbidez da água do mar na costa linharense desde a chegada da lama de rejeitos, no dia 20 de novembro, e detectou uma mudança rápida nos níveis nos últimos dias. Enquanto no dia 25 de dezembro a turbidez do mar em Pontal do Ipiranga era de apenas 07 NTU (Unidades Nefelométricas de Turbidez), no último domingo, estava em 13.  

O índice chegou à marca de 130 NTU ontem. O que indica que correntes marítimas e o vento sul, levaram os rejeitos de minério do mar aberto para a costa. Pontal do Ipiranga, Degredo e Barra Seca agora se juntam a Regência, Povoação e Comboios, interditadas desde a chegada da lama de rejeitos. Segundo a prefeitura de Linhares, placas avisando da interdição começarão a ser instaladas na região hoje.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...