terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Procon do Rio de Janeiro autua Caixa por propaganda enganosa da Mega da Virada.




O Procon do Rio de Janeiro autuou a Caixa Econômica Federal por publicidade enganosa da Mega da Virada. O banco informou durante o mês de dezembro, em peças publicitárias e nos noticiários, que o prêmio seria de mais de 280 milhões de reais. No entanto, o valor dividido pelos ganhadores foi de aproximadamente 246 milhões de reais.  
O órgão afirmou, em nota, que tem como missão "proteger o consumidor da publicidade enganosa". E criticou a estratégia do banco de colocar apenas em "letras pequenas e de difícil leitura" a informação de que o valor de 280 milhões de reais era estimado. De acordo com o Procon, isso acaba fazendo com que o consumidor "incidisse em erro quanto ao valor real a ser recebido". A margem de erro no valor do prêmio foi de 12%. 
Segundo o Procon, por ser uma estimativa, era esperada uma margem de 02 ou 03 por cento, mas não é "razoável" um erro de mais de 10%. A Caixa tem 15 dias úteis, contados a partir do recebimento da notificação, para apresentar sua defesa. Caso o prazo não seja cumprido ou os argumentos não sejam aceitos pelo setor jurídico do Procon, o banco será multado. 
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