quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Rio Doce sobe 01 metro e 72 centímetros no Espírito Santo e turbidez aumenta com chuva.




O nível do Rio Doce subiu 01 metro e 72 centímetros em Colatina por causa das chuvas que atingem o Noroeste do Espírito Santo e Minas Gerais, desde o último domingo. O efeito disso foi o aumento da turbidez da água, devido a chegada de mais lama vinda das barragens da Samarco, em Mariana. Hoje, o Sanear informou que o abastecimento de água não vai ser afetado na cidade.

O especialista em saúde pública do Sanear, João Virgílio, disse que o aumento das chuvas fez com que o resíduo da lama que permanece nas barragens e nas margens do Rio Doce se deslocasse pelo leito. Com esse deslocamento da lama, a turbidez, nível de partículas na água, subiu de 700 para 1100 NTU, escala utilizada para medir a turbidez. João Virgílio disse ainda que esse nível ainda é seguro para o consumo humano de água.


A Prefeitura de Colatina informou que, até o momento, a captação de água no rio continua normalmente. A Defesa Civil está monitorando a situação do rio e acompanhando os boletins sobre o nível do mesmo. Qualquer alteração será analisada e, se necessário, medidas preventivas serão tomadas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...