sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Fiocruz detecta vírus zika com potencial de infecção em saliva e urina.




O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, disse hoje, no Rio de Janeiro, que o zika vírus foi encontrado de forma ativa na urina e na saliva. A descoberta foi feita a partir da análise de amostras de 02 pacientes com sintomas compatíveis com o vírus zika. Segundo Gadelha, isso muda o patamar e a forma que estão desdobrando as pesquisas. No entanto, o significado dessa descoberta na transmissão ainda deve ser esclarecido.
                                                               
Os cientistas observaram que o material coletado nas amostras dos pacientes - além de conter a presença do vírus zika, confirmada pelos chamados testes PCR - também foi capaz de provocar danos em células em testes de laboratório. Segundo os cientistas, isso comprova a atividade viral. Ainda assim, pesquisas aprofundadas serão necessárias para comprovar se necessariamente haverá infecção através de fluidos.


Segundo Paulo Gadelha, o fato de haver um vírus ativo com capacidade de infecção na urina e na saliva não é uma comprovação ainda, nem significa que necessariamente o será, que há possibilidade de infecção de outas pessoas de maneira sistêmica através desses fluidos. E antes, só foram encontradas partículas não infecciosas. Mas ainda é preciso pesquisar mais para saber se é possível que se infecte outra pessoa.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...