quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Ministério da Saúde confirma a 3ª morte por zika no Brasil.




O Ministério da Saúde confirmou a terceira morte provocada pelo zika em adultos no Brasil. A paciente, uma jovem de 20 anos do município de Serrinha, foi internada no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, no Rio Grande do Norte, com queixas respiratórias e morreu 12 dias depois. Médicos suspeitaram que a morte poderia estar relacionada à dengue grave, mas exames deram inconclusivos.  

Diante do aumento de casos de zika registrados no País em 2015, o Instituto Evandro Chagas decidiu fazer uma nova análise do material, encontrando, desta vez, houve confirmação para a infecção por zika. O achado, considerado de extrema importância por autoridades sanitárias, foi levado à Organização Mundial da Saúde. Embora não seja o primeiro diagnóstico de morte por zika no Brasil, o terceiro caso traz mostras mais robustas de que a doença pode levar a quadros mais graves do que inicialmente se imaginava. 

As mortes registradas no Brasil são as primeiras no mundoe a situação é preocupante. A diretoria do Ministério da Saúde afirma não haver ainda uma hipótese para explicar o fato de zika poder levar pacientes adultos - e sem histórico de doenças detectadas - à morte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...