quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Partos entre meninas de 10 e 19 anos no Espírito Santo é maior que a média nacional, segundo pesquisa.




Dados de uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia apontaram que em 2014 de todos os partos realizados pelo SUS no Espírito Santo, 24% deles foram feitos em meninas que com idade entre 10 e 19 anos. Esse número é maior que a média nacional para essa faixa etária que ficou em 20%. No Espírito Santo foram realizados mais de 34 mil partos e desses, mais de 08 mil e 200 eram de meninas menores de 19 anos.

Em todo país 75,7% das adolescentes que têm filhos não estudam e 57,8% não estudam nem trabalham. Cerca de 30% delas engravidam novamente no primeiro ano pós-parto, e entre 25% e 50%, no segundo ano e isso afeta a reintegração da mãe à escola e ao mercado de trabalho. As adolescentes apresentam maior risco de complicações durante a gestação e mortalidade, sendo o parto a principal causa de morte de mulheres jovens entre 15 e 19 anos. 


Problemas como depressão e ansiedade também são mais frequentes nesses casos no que em mulheres adultas grávidas. Ainda segundo a pesquisa, os filhos de mães adolescentes correm maior risco de abandono, menor adaptação escolar e distúrbios de comportamento. A mortalidade infantil é 04 vezes maior nesses casos em que as mães são adolescentes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...