terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Professor demitido após denúncia de racismo vai voltar a dar aulas na Ufes.




O professor Manoel Luiz Malaguti, que foi demitido da Ufes após denúncias de declarações racistas na sala de aula, será readmitido na instituição por decisão judicial do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, pela seção judiciária do Rio de Janeiro. Pela determinação, ele deve voltar às atividades como docente até o dia 20 de fevereiro. A Ufes informou que vai recorrer.  

Na decisão, o juiz Antônio Henrique Corrêa da Silva não questionou o posicionamento da comissão da Universidade que puniu o professor, mas destacou que no aspecto da urgência, a privação de verba alimentar recomenda a revisão imediata do ato demissório. Assim sendo, segundo o magistrado, para garantir que Malaguti tenha comida em casa, o vínculo com a instituição deve ser mantido até que o processo chegue a uma decisão final, sem mais recursos.  

Além disso, o juiz também pontuou que Manoel Luiz Malaguti não deu publicidade às suas opiniões e nem fez “escândalo” em sua conduta, por mais questionáveis e reprováveis que suas opiniões possam ser, e que limitou-se a defender-se da repercussão pública ensejada por terceiros nas entrevistas que concedeu. A decisão diz ainda que o professor manifestou sua opinião a poucos alunos após uma aula e que quem fez questão de divulgar amplamente foram os próprios alunos da Ufes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...