quinta-feira, 3 de março de 2016

Acordo com Samarco vai priorizar as vítimas do desastre ambiental.




O procurador-geral do Estado do Espírito Santo, Rodrigo Rabello, disse que o acordo assinado com a mineradora Samarco para a recuperação do Rio Doce tem como prioridade as ações direcionadas às vítimas do desastre ambiental. A assinatura garante o início imediato das medidas de recuperação dos estragos causados pelo rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais.  

O acordo foi assinado entre representantes dos poderes públicos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo com a Samarco, ontem, e tem como objetivo criar um fundo para recuperar a Bacia do Rio Doce. Esse fundo prevê 20 bilhões de reais em recursos, valor que pode variar, segundo o Ministério do Meio Ambiente. O ato, no Palácio do Planalto, foi acompanhado pela presidente Dilma. 

A zona de abrangência contemplada pelo termo de compromisso é desde a barragem que se rompeu em Mariana, Minas Gerais, passando pela bacia e Foz do Rio Doce, até a zona costeira atingida pela lama de rejeitos de minério. As medidas de recuperação socioambiental e socioeconômica já devem ser tomadas a partir de hoje. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...