quarta-feira, 9 de março de 2016

Câmara aprova projeto que libera uso e fabricação da 'pílula do câncer'.




A Câmara dos Deputados aprovou ontem, projeto de lei que autoriza a produção e o uso da fosfoetanolamina sintética, a "pílula do câncer", aos pacientes com câncer mesmo antes da conclusão dos estudos que permitam à Anvisa analisar o pedido de registro definitivo dela como medicamento. O Projeto de Lei 4639/16 foi elaborado pelo grupo de trabalho da fosfoetanolamina, que atuou no âmbito da comissão.

 

A matéria segue para análise do Senado. O protocolo de pesquisa com a fosfoetanolamina sintética, substância conhecida como "pílula do câncer", foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde. A substância se apresenta com potencial para curar o câncer, mas ainda não foi testada em seres humanos e não tem liberação da Anvisa para ser usada como medicamento.

 


A aprovação do órgão é necessária para a realização de testes em seres humanos utilizando a fórmula. Segundo a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde, a liberação foi feita no último dia 04 e, após conhecimento de todo o protocolo de análises clínicas, a comissão sugeriu apenas que "não haja limitação de ressarcimento ao participante da pesquisa", referindo-se à verba utilizada para transporte e alimentação dos pacientes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...