quinta-feira, 17 de março de 2016

Juiz federal do Distrito Federal suspende posse de Lula na Casa Civil.




O juiz da 4ª vara da Justiça Federal, Itagiba Neto, suspendeu nesta quinta-feira, a nomeação do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil. A decisão, tomada em caráter liminar, foi protocolada às 11 horas e 18 minutos, no momento em que acontecia a cerimônia de posse no Palácio do Planalto. 

Na decisão, o juiz afirma que a presidente Dilma teria de ser notificada "para imediato cumprimento" da suspensão e que se a posse já tivesse ocorrido, deveria ser suspensa até o julgamento final da ação. O juiz argumenta que a nomeação de Lula por Dilma "implica na intervenção direta" do Executivo nas atividades do Poder Judiciário e alega que isso configura crime de responsabilidade.

Ele pede que os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro, e do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, têm, agora, que tomar "as providências inerentes aos respectivos cargos". Pela Constituição, crime de responsabilidade pode levar ao impeachment de um presidente. A Advocacia-Geral da União afirmou que vai recorrer ainda hoje da decisão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...