quarta-feira, 13 de abril de 2016

Espírito Santo tem 14 cidades em situação extremamente crítica de falta de água.




14 municípios do Espírito Santo estão em situação extremamente crítica quando o assunto é abastecimento de água. A região Noroeste é a mais atingida. Nessas cidades, a garantia é de água para consumo humano só pelas próximos 30 dias e o abastecimento é feito por caminhões-pipa. A expectativa para os próximos meses não é boa. Os municípios em situação extremamente crítica são: Ecoporanga, Barra de São Francisco, Marilândia, Alto Rio Novo, São Mateus, Rio Bananal, Sooretama, Aracruz, Ibiraçu, São Roque do Canaã, Santa Teresa, Itarana, Serra e Guaçuí. 

Outros 10 municípios estão em situação crítica e garantem abastecimento por até 90 dias. São eles: Água doce do Norte, Vila Pavão, Pinheiros, Conceição da Barra, São Gabriel da Palha, Pancas, Colatina, Itaguaçu, Santa Maria de Jetibá e João Neiva. Oito cidades estão em situação de emergência ou calamidade pública: Jaguaré, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, São Domingos do Norte e São Gabriel da Palha.  

O volume de chuva nos meses de fevereiro e março foi baixo, e para abril, a previsão não é muito boa. O governo aposta na construção de barragens e pretende construir 05 de médio porte e outras 26 barragens menores nas regiões Norte e Noroeste. Além disso, pretende retomar as obras da barragem de Pinheiros, parada há 08 anos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...