terça-feira, 5 de abril de 2016

Municípios atingidos por lama terão mais 02 milhões de reais do governo federal.




O Ministério da Saúde liberou, por meio de portaria publicada ontem, no Diário Oficial da União, o repasse de mais 02 milhões de reais aos estados e municípios afetados em Minas Gerais e no Espírito Santo pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, da mineradora Samarco. O repasse se soma aos mais de 04 milhões e 400 mil reais já liberados pela pasta em 03 de dezembro de 2015. 

Segundo a portaria, os 02 estados e 30 municípios afetados pelo rompimento da barragem, com o derramamento de rejeitos na Bacia do Rio Doce, serão contemplados com o dinheiro para a realização de ações contingenciais de vigilância sanitária. A tragédia que matou 19 pessoas e causou o maior acidente ambiental do país completa 05 meses hoje.


A lama gerada pelo rompimento atravessou o Rio Doce e chegou ao mar do Espírito Santo. No percurso do rio, cidades tiveram de cortar o abastecimento de água para a população em razão dos rejeitos. O valor da nova portaria será repassado em parcela única do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos Estaduais e Municipais de Saúde dos Estados e Municípios. Ao todo, 26 cidades em Minas Gerais e 04 no Espírito Santo vão ser contempladas com o novo repasse. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...