segunda-feira, 2 de maio de 2016

Campanha de vacinação contra a febre aftosa começa no Espírito Santo.




A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou ontem e segue até 31 de maio no Espírito Santo, sob a coordenação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca. Nesta etapa, devem ser vacinados apenas os bovinos e bubalinos com até 02 anos de idade, envolvendo mais de 01 milhão de animais em todo o Estado.

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, é preciso que todos os produtores se comprometam a manter a vacinação em dia. A comprovação da vacinação pode ser feita pela internet, no site do Idaf, até o dia 31 de maio ou nos escritórios do Instituto até o dia 10 de junho. O Espírito Santo mantém o status de zona livre de febre aftosa com vacinação, com reconhecimento internacional, desde 2001, o que é fundamental para manter a habilitação do Estado em exportar carne bovina para mercados exigentes, como União Europeia, Chile e União Aduaneira.
A última ocorrência da doença por aqui foi registrada em 1996. Os proprietários que não comprovarem a vacina estão sujeitos à multa, cujo valor pode variar de acordo com a quantidade de animais. Além disso, a propriedade fica impedida de movimentar seus bovinos e bubalinos até que a situação seja regularizada. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...