segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Prazo para depósito de 01 bilhão e 200 milhões de reais da Vale, BHP e Samarco vence hoje.




Acaba hoje o prazo para que a Samarco e suas acionistas, Vale e BHP Billiton Brasil, efetuem o pagamento de 01 bilhão e 200 milhões de reais determinado pela Justiça para medidas reparatórias após o rompimento de uma barragem em Mariana, Minas Gerais. As empresas ainda não confirmaram se o pagamento já foi feito. A determinação do depósito fpo feita em novembro, e o prazo para o pagamento venceu no dia 09 de dezembro. Na ocasião, as empresas ganharam na Justiça um prazo adicional de 30 dias para fazer o depósito da multa.

Segundo a Vale, a decisão foi proferida no âmbito da ação civil pública que tramita na 12ª Vara Federal da Seção Judiciária de Belo Horizonte. A ação civil pública foi movida pela União, pelos governos de Minas Gerais e do Espirito Santo e por órgãos ambientais federais e estaduais.


Um ano após o rompimento da barragem de Fundão, o rejeito de minério ainda encobre áreas devastadas. Milhões de metros cúbicos da lama seguem espalhados, deixando marcas no meio ambiente. O desastre que causou a morte de 19 pessoas completou um ano no último dia 05 de novembro. A lama atingiu o Rio Doce, chegando ao litoral do Espírito Santo. O rompimento da barragem da Samarco é considerado o maior desastre ambiental da história do Brasil.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...