quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Regional da Findes em Aracruz discute dez medidas contra a burocracia

“Nosso objetivo é apresentar ao poder público a pauta do setor produtivo da nossa região. Por meio do Pacto para o Desenvolvimento Regional, trazemos hoje as 10 medidas contra a burocracia, que propõem mais agilidade e eficiência na solução dos gargalos de licenciamentos ambientais. A pergunta que fazemos a todos é: vocês querem manter as empresas na região, gerando emprego e renda e consequentemente aumentar a arrecadação e sustentabilidade dos municípios?”.
Com essa indagação, o vice-presidente institucional da Findes em Aracruz e região, Luis Soares Cordeiro, abriu a reunião do Conselho Regional realizada nessa terça-feira (22), que contou com a presença de prefeitos, secretários e vereadores e lideranças empresariais dos quatro municípios:  Aracruz, Fundão, Ibiraçu e João Neiva.
Durante a apresentação, o executivo do Conselho de Desenvolvimento Regional da Findes (Conder), Claudio Denicoli, ressaltou que é possível fazer as melhorias em âmbito municipal.
“Simples medidas podem melhorar o ambiente de negócios e estimular a economia regional. Se cada município conseguir montar uma estrutura e aderir às dez medidas, será um avanço significativo na manutenção de empreendimentos e atração de novos para a cidade.  As medidas destravam gargalos e a morosidade que penaliza os empresários quando dão entrada num processo de licenciamento ambiental. Principalmente os municípios que não têm a estrutura de meio ambiente montada. Nos propomos subsidiar o secretário/gestor municipal para a implantação do projeto”, enfatizou.
O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, elogiou a ação proposta pela Findes e colocou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento à disposição para fazer os ajustes necessários e implantar as dez medidas. “Por meio da Diretoria Regional da Findes, vamos unir forças para fazer avançar o desenvolvimento econômico de nossas cidades. Precisamos gerar emprego, renda e receita para elas”, defendeu.
Pacto para o Desenvolvimento Regional
A primeira reunião do Conder sob a nova diretoria, realizada no início de agosto, teve como pauta principal o lançamento do Pacto para o Desenvolvimento Regional.  Com a sua implantação, o pacto promete desburocratizar gargalos enfrentados por empresários nas diferentes regiões e levar soluções propostas pela Findes para destravar impasses que retardam o desenvolvimento local.
O Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder), coordenado pelo 1º vice-presidente da Findes, José Carlos Zanotelli, é composto por lideranças empresariais das 15 Diretorias Regionais. O papel dos vice-presidentes institucionais e dos vice-presidentes adjuntos é representar a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), protagonizando a interação com os poderes constituídos e com todo o setor produtivo local, com o intuito de melhorar o ambiente de negócios.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...