segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Espírito Santo lidera ranking de casos de dengue no Sudeste


O Espírito Santo é o estado da região Sudeste do Brasil que tem mais casos de dengue confirmados. Neste ano, oito pessoas já morreram vítimas do mosquito aedes aegypti - que transmite a dengue. Além disso, tratando-se de pessoas que ficaram doentes e não vieram a óbito, são mais de 182 casos para cada 100 mil habitantes.
Os dados do Ministério da Saúde mostram que o ES tem quase o dobro de casos registrados em Minas Gerais, o segundo estado com mais casos, com 110 doentes. Rio de Janeiro registrou 77 casos em 2018 e São Paulo 29.
E é por isso que o trabalho dos agentes de endemias começa cedo. De casa em casa, eles querem exterminar todos os criadouros do mosquito.
Em alguns lugares dá pra ver muito lixo espalhado, que são pratos cheios para a reprodução do mosquito.
"Identificamos na Ilha de Santa Maria, em Vitória, o vírus sorotipo 2, que é um vírus que não circulava no Estado há muitos anos. Então, ficamos preocupados com a vulnerabilidade da população. A equipe visita residências e terrenos, realiza as vistorias necessárias e faz a aplicação de inseticida", explicou Arlete Dutra, gerente da Vigilância em Saúde.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...