quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Nível da Lagoa Juparanã baixa um metro desde a abertura de canal no Rio Pequeno


O nível da Lagoa Juparanã, em Linhares, diminuiu um metro após a abertura do canal no Rio Pequeno, há um mês. O canal foi feito para impedir que as casas da população que vivem no entorno não sofram com novos alagamentos. Os moradores cobram indenização da Fundação Renova por prejuízos, que disse estar avaliando.
O Rio Pequeno foi represado para que os rejeitos de minério despejados no Rio Doce depois do rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, em Minas Gerais, não contaminasse a lagoa. Porém, sem a vasão da Juparanã pelo rio e com o aumento das chuvas em fevereiro, a água represada estava inundando a casa dos riberinhos.
Os moradores e proprietários rurais cobram indenização pelos prejuízos que foram causados pela inundação da lagoa. Com o capim morto, as áreas de pastagem viraram brejo.
O gerente agropecuário de uma das propriedades, João Paulo Marinz, conta que foram gastos cerca de R$ 70 mil com capim novo e cerca para os 700 animais que eram criados no local, mas, com a cheia, esse investimento foi perdido e eles tiveram que reduzir a criação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...