sábado, 4 de agosto de 2018

Baleia é encontrada encalhada e morta em praia de Aracruz

Uma baleia jubarte foi encontrada morta no início da manhã desta sexta-feira, em Mar Azul, no município de Aracruz. Ainda não é possível dizer o que provocou a morte do animal, mas material foi colhido e levado para laboratório. O mamífero foi enterrado na praia.
A médica veterinária do Instituto Baleia Jubarte, Larissa Pavanelli, esteve no local com uma equipe de mais três pessoas para realizar a necrópsia no animal e indicar a causa da morte.
A veterinária afirmou ainda que se trata de um macho jovem, de mais de 11 metros, que tem aproximadamente duas temporadas de vida.
]Ela orienta que quando for encontrado um animal encalhado, que a população não se aproxime por questão de saúde pública.
A baleia foi enterrada no mesmo local onde encalhou. O processo foi acompanhado pelas equipes de Fiscalização Ambiental e da Gerência de Recursos Naturais da Secretaria do Meio Ambiente de Aracruz (SEMAM) de Aracruz, Instituto Chico Mendes de Biologia Marinha e Instituto Baleia Jubarte.

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Carro bate em muro e invade garagem de casa, na Serra


Um carro bateu num muro e invadiu a garagem de uma casa, no bairro Eurico Salles, na Serra, no início da manhã de hoje.
O morador da casa, Diego Lucena, contou que foi acordado por um barulho forte, por volta das 5h, e desceu para ver o que era.
A polícia já foi acionada e retirou o veículo do local. Ninguém ficou ferido.
Diego disse que o motorista estava embriagado e havia seis pessoas dentro do carro. Quando o morador chamou a polícia, o condutor fugiu.

Cinco carretas com excesso de peso são apreendidas em Linhares


Cinco carretas com cargas acima do peso foram apreendidas na BR-101, em Linhares. Os veículos levavam areia, piso, madeira e barro.
Além do excesso de peso, alguns veículos apresentaram outras irregularidades.
Em casos como esse, o motorista assina um termo de compromisso, responde judicialmente pela irregularidade, tem que pagar multa e ainda precisa fazer o transbordo da carga em excesso, ou seja, colocar o material excedido em outro veículo.
A PRF alerta que o limite de carga precisa ser respeitado pelos caminhoneiros. A irregularidade é exceder os 5% da capacidade que o veículo tem de quanto produto ele pode carregar. Por exemplo, se o veículo pode transportar 30 toneladas, a tolerância é de 5% em cima disso.

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Arma de fogo é apreendida em Fundão


A equipe da Força Tática durante patrulhamento no bairro Direção, em Praia Grande, avistou um grupo de indivíduos que ao perceberem a presença da viatura se evadiram do local, adentrando a um matagal próximo, sendo possível visualizar que um deles estava com uma arma de fogo em punho. O indivíduo suspeito continuou sua fuga pela vegetação, mas foi localizado posteriormente dentro de uma construção abandonada. O nacional foi identificado como D.D.R., 20 anos. Feito a busca pessoal nada de ilícito foi encontrado, porém, após realizarem buscas no local a arma foi encontrada, sendo um Revólver CAL. 38 municiado com cinco munições de mesmo calibre.
Diante dos fatos, o detido, juntamente com a arma apreendida foi encaminhado para a 13ª Delegacia Regional de Aracruz para o registro da ocorrência.

Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo tem início na próxima segunda-feira


A Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e o Sarampo iniciará na próxima segunda-feira dia 6, e se estenderá até o dia 31 de agosto, tendo como dia de Mobilização Nacional, o Dia D, 18 de agosto. Essa Campanha terá como público-alvo crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O total de crianças a serem vacinadas no município é de 5.849.
De acordo com a Coordenação de Imunização, todas as crianças com essa faixa etária deverão ser vacinadas com a Tríplice Viral, que previne contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, além da vacina da Pólio, que previne a Paralisia Infantil. A Secretaria de Saúde ressalta que não há necessidade de “corrida aos postos de vacinação”, sendo que essa campanha será específica para crianças. Os adultos com idade máxima de 49 anos que quiserem se vacinar poderão ir às Unidades de Saúde do município durante toda semana, não necessariamente somente no período da campanha.
A Secretaria de Saúde informa também que as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município no horário de 7h às 16hÉ importante enfatizar que será obrigatório apresentar o cartão de vacina para que seja realizado uma avaliação criteriosa, no mesmo, garantindo que não há vacina em atraso da criança.

Ciclista morre atropelado na BR-101 na Serra


Um ciclista morreu atropelado quando tentava atravessar a BR-101 na noite de ontem, perto da entrada do bairro Jardim Tropical, na Serra. Ele foi arrastado por cerca de 100 metros, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O motorista do carro não se feriu.
Testemunhas contaram que a vítima tentava atravessar a via fora da faixa de pedestres e com o semáforo aberto para os automóveis. Antes dele, um grupo de ciclistas já havia passado para o outro lado da pista da mesma forma, mas ele acabou sendo atropelado
O ciclista foi arrastado pelo carro por cerca de 100 metros e morreu no local. Segundo a perícia, ele teve múltiplas fraturas. O homem ainda não foi identificado porque estava sem documentos. O motorista do carro não se feriu.

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Espírito Santo tem menor índice de homicídios registrados em 21 anos


O Espírito Santo registrou a menor quantidade de homicídios em 21 anos, durante o mês de julho. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), foram registradas 69 ocorrências durante o mês e 60 municípios - o que representa 77% das cidades capixabas - não tiveram nenhuma morte violenta ao longo dos 31 dias.
De acordo com a Sesp, é a menor quantidade de homicídios de homicídios referente a esse período na série histórica, desde 1996. Há quatro meses, o Estado registra, consecutivamente, menos de 100 assassinatos. A redução dos homicídios é de 23,7%, quando comparado ao mesmo período de janeiro a julho do ano passado.
Com 669 assassinatos até 31 de julho de 2018, a taxa é a melhor da série histórica, desde 1996.

ES tem mais de 2,7 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições de 2018

Espírito Santo tem 2.754.728 eleitores aptos a votar nas eleições de 2018. A informação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgada hoje.
Em relação às eleições de 2014, este ano o número aumentou em 101.192 pessoas.
Dos eleitores do estado, a maioria são mulheres, que representam 52,3% do total. Os homens representam 47,7%.
No estado, 45,36% do eleitorado tem o cadastro biométrico. Eles são 1.249.111 pessoas. Outros 1.505.317 eleitores ainda não passaram pelo recadastramento biométrico.
Ao todo, 38 municípios fizeram a atualização do cadastro, faltando ainda 40 cidades para fechar a totalização do estado.

Aracruz é o 5º município no Brasil que mais gerou emprego nos últimos doze meses


Baseadas nas estatísticas do Ministério do Trabalho e do IBGE, o município de Aracruz aparece em 5º lugar entre os municípios que mais geram empregos formais nos últimos 12 meses, em proporção ao número de habitantes. Esse levantamento foi feito entre as cidades com 30 mil habitantes ou mais, o que engloba as de pequeno e grande porte.
Atualmente Aracruz conta com 98.393 habitantes, e seu saldo formal de emprego nos últimos 12 meses foi de 2.647, o que dá uma média de três vagas geradas para cada cem habitantes. Já na média nacional, também em 12 meses encerrados em maio, o país gerou 284.875 postos de trabalho formais, saldo líquido entre vagas abertas e fechadas.

SETRANS interdita ladeira em Santa Cruz, após tragédia

A Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS) da Prefeitura de Aracruz interditou na tarde de ontem a ladeira no final da rua Tenente Coronel Carvalho, em Santa Cruz, Aracruz.
 Um acidente no local na última segunda-feira matou uma pessoa. Um veículo tentou subir a ladeira, mas não conseguiu, voltou de ré e imprensou o comerciário Pedro Tonon contra o muro e o portão da casa vizinha à sua. Ele estava a poucos metros de distância do portão de entrada de sua casa.
Houve uma comoção entre os moradores do distrito que, revoltados, exigiram do presidente do Círculo Comunitário Amigos de Santa Cruz, Marcelo Miranda, e do vereador Carlinhos do Josiel, que também esteve no local na hora do acidente, que tomassem uma providência mais drástica e interrompessem a via pública.
Na hora, o vereador e o líder comunitário entraram em contato com o secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Luiz Fernando Meier, e solicitaram o envio de uma equipe ao local para que fosse interditada a rua. Na hora do acidente, ele não pôde enviar.
Porém, no início da tarde de ontem, um caminhão carregando um trator e outro carregado de manilhas chegaram em Santa Cruz para a interdição da via.

PF faz operação para prender 28 suspeitos de integrar quadrilha interestadual de tráfico de drogas em GO, MG e ES


Polícia Federal deflagrou nesta manhã uma operação com 28 mandados de prisão preventiva contra suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em tráfico interestadual de drogas, além de 48 mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo Criminal da Comarca de Catalão. As ações ocorrem em Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.
A operação foi batizada de “Naftalina”, em referência ao apelido de um dos investigados, e envolvem 290 policiais e homens do Exército.
A PF informou que os investigados responderão por tráfico de drogas e associação para o tráfico, cujas penas podem chegar a 25 anos de prisão.

Mais de 11 milhões de crianças devem ser vacinadas a partir da próxima semana


A nova Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo começa na próxima segunda-feira e vai até o dia 31 de agosto. Independente da situação vacinal, todas as crianças do público alvo devem ser imunizadas. Durante a campanha,  estará disponível também a vacina tríplice viral, que protege contra a caxumba, o sarampo e a rubéola, além da vacina contra a poliomielite.
Em todo o Brasil, a expectativa do Ministério da Saúde é de que mais de 11 milhões de crianças sejam vacinadas. O dia D de mobilização nacional será no sábado, 18 de agosto, quando os mais de 36 mil postos estarão abertos no país. A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.

terça-feira, 31 de julho de 2018

Vítimas da lama esperam há 3 anos por indenização da Samarco em Colatina


Após três anos, moradores de Colatina afetados por lama da Samarco esperam por uma indenização.
A quantia que deve ser entregue às vítimas é um ressarcimento para quem enfrentou filas para conseguir água na época em que a barragem em Mariana (MG) foi rompida.
A lama de rejeitos de minério chegou ao Estado e atingiu o Rio Doce em novembro de 2015 após o rompimento, o que afetou a rotina dos moradores de Colatina.
Por causa disso, a Justiça determinou que a Samarco pagasse uma indenização a cada morador da cidade. Os pagamentos começaram em outubro de 2016 para os adultos e, em 2017, para os menores de 18 anos.
Algumas pessoas já receberam a indenização, mas muitos ainda esperam o ressarcimento. Na casa de Marineide Rodrigues, os três filhos ainda não receberam o dinheiro e estão à espera.

Vias interditadas e trânsito alternativo durante a ExpoAgro Vidas

Para tornar o trânsito mais seguro e organizar o fluxo de veículos, a Prefeitura de Aracruz junto a Associação Vidas, prepararam um esquema alternativo para o tráfego de veículos, durante os quatro dias de festa da 3ª Expo Agro Vidas.
Para chegar ao Parque de Exposições Rubens Pimentel, o motorista deverá ficar atento às sinalizações que vão orientar o caminho, além de voluntários que estarão de prontidão para orientações quanto ao trajeto.
Em horários de intensa movimentação, a Avenida Venâncio Flores será interditada, na altura do Polo UAB. O motorista, então, deverá seguir pela direita, na Rua General Aristites Guaraná; depois, virar na segunda a esquerda, Rua Alegria, e seguir direto até o Sesi/Senai. Este trajeto levará o motorista direto ao Estacionamento Solidário.
Mas, caso o motorista opte por estacionar em outros locais, a alternativa será seguir pela Rua Espírito Santo. Depois, basta se orientar pelas placas de sinalização.

Unidades de Saúde realizam testes rápidos HIV, Sífilis, Hepatite B e C

No último sábado foi comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Em alusão a esta data, a prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu para a população em suas unidades, durante todo mês de julho, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

A iniciativa veio por meio do Programa de DST, AIDS e Hepatites Virais do município com o objetivo de conscientizar e prevenir os moradores sobre os riscos das hepatites virais, por meio de uma abordagem direta.
A doença pode causar a infecção aguda e crônica do fígado e podem acarretar complicações podendo levar a doenças como cirrose, câncer de fígado e até a morte. A inflamação pode ser causada pelo vírus da doença, uso de alguns medicamentos, álcool e outras doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Os testes estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município. Quem tiver interesse deve procurar os serviços de saúde de segunda a sexta feira, no horário das 7h às 16h. O resultado sai de 15 a 20 minutos e é confidencial.

Materno Infantil terá mais leitos e será entregue em 2019

Com previsão de ser inaugurado até 2019, o Hospital Materno Infantil, em Colina de Laranjeiras, terá mais leitos que o previsto inicialmente. A informação é da Prefeitura da Serra que disse que agora serão entregues 135 leitos, sendo 60 maternos e 75 pediátricos.
Antes, a previsão era de que o novo hospital tivesse 120, sendo 60 maternos e 60 pediátricos. A expectativa é atender 8.700 gestantes por ano, o que representa 725 partos por mês.
O Hospital Materno Infantil contará ainda com banco de leite, todas as vacinas necessárias ao bebê, além dos testes de linguinha, orelhinha, pezinho, quadril, coraçãozinho e olhinho.
A unidade está sendo construída em Colina de Laranjeiras, em uma área de 25 mil metros quadrados. Será composta por três pavimentos distribuídos em assistência materno-infantil, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

Homem morre atropelado em Aracruz


Um homem morreu atropelado por um carro desgovernado na noite de ontem, no bairro Santa Cruz, em Aracruz. A vítima chegava em casa depois de um dia de trabalho quando foi atingida.
De acordo com o Corpo de Bombeiros um motorista perdeu o controle do carro ao subir uma ladeira. 
A vítima foi identificada como Pedro Tononi. Nas redes sociais, moradores afirmaram que a rua é muito íngreme e perigosa. A Policia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros foram acionados.

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Gêmeos encontrados presos em caixote vão voltar a morar com os pais em Santa Teresa


Os gêmeos de três anos, encontrados trancados dentro de um caixote em Aparecidinha, no interior de Santa Teresa, vão voltar a morar com os pais, após uma decisão da Justiça.
Os gêmeos estavam em um abrigo da prefeitura do município desde o dia 10 de julho, quando foram encontrados presos na caixa, na casa dos pais.
Na época, os pais disseram que deixavam os meninos na caixa porque em frente à casa da família tinha uma estrada muito perigosa e eles temiam que os filhos fossem atropelados.
Agora, a família se organizou com a comunidade e construiu uma cerca em volta da casa.

Criminoso mais procurado da Delegacia de Homicídios da Serra é preso


O criminoso mais procurado na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, no Espírito Santo, foi preso em uma casa de shows em Vitória, na madrugada de sábado.
Segundo a Polícia Civil, Josimar da Conceição Rodrigues, conhecido como “Nicota”, tem 24 anos e três mandados de prisão em aberto.
Ele é suspeito de ordenar homicídios na região de Carapina Grande e comandar o tráfico de drogas no ponto final do bairro.
Josimar foi preso enquanto comemorava o aniversário de um amigo em uma casa de shows na capital.

Simulacro de arma de fogo é apreendida em Aracruz


Após recebimento de denúncia de que um menor estaria em posse de uma arma de fogo amedrontando moradores da região de Barra do Sahy, os militares da RP deslocaram até a localidade do Bairro Pedrinhas a fim de verificarem a informação. A guarnição realizou patrulhamento pela localidade e encontrou o menor A.S.I., 17 anos, e após abordagem e busca pessoal, os militares encontraram na cintura do suspeito 01 simulacro de Pistola na cor preta.
O menor, foi encaminhado a 13ª Delegacia Regional de Aracruz para o registro da ocorrência.

Grande quantidade de cocaína e maconha são apreendidos no bairro Segatto, em Aracruz

No sábado, por volta das 10 horas, a equipe da Força Tática quando em patrulhamento no bairro Segatto, realizou uma busca em um lote vago localizado na Rua Rio Guararema, local que, segundo denúncias, é constantemente utilizado por criminosos da região para realizarem o tráfico de entorpecentes. Após o término das buscas, foi logrado êxito na apreensão de 45 pinos de cocaína e 47 buchas de maconha.
Todo o material e os envolvidos foram encaminhados a 13ª Delegacia Regional de Aracruz para o registro da ocorrência.

PM apreedne drogas e dinheiro no bairro Nova Conquista, em Aracruz


Durante patrulhamento realizado na sexta-feira no bairro Nova Conquista, os militares da Força Tática avistaram dois rapazes, que ao perceberem a presença da viatura evadiram-se, sendo que um deles, posteriormente identificado como G.K.A.P., 15 anos, dispensou um volume. Em seguida os suspeitos foram abordados e após busca pessoal, foi encontrado R$155,00 em espécie com G.K.A.P. e com J.C.F.S., 15 anos, nada foi encontrado. 
Entretanto, no volume dispensado anteriormente, os policiais encontraram 19 buchas de maconha.




Manifestantes colocam fogo em madeira e fecham via em Carapebus, Serra


Manifestantes colocaram fogo em pedaços de madeira e interditaram a principal avenida do bairro Carapebus, na Serra, nesta manhã.
Eles se concentram na avenida Augusto Ruschi e pedem energia elétrica numa chácara que existe na região.
A Polícia Militar foi até o local para tentar controlar a situação e ajudar no fluxo de veículos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...