sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Postos vão distribuir doses de vitamina A para bebês com suspeita de sarampo no ES


Os postos de saúde do Espírito Santo vão disponibilizar cápsulas de vitamina A para casos suspeitos de sarampo em bebês menores de seis meses de idade. 
As doses já foram enviadas pelo Ministério da Saúde.
Cada criança com suspeita da doença deve tomar duas doses da vitamina. A orientação é que a primeira seja administrada na unidade de saúde no momento da suspeita da doença e a segunda no dia seguinte, em casa.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou este ano, até esta quarta-feira (4), um total de 148 notificações de casos suspeitos de sarampo no Estado. Desses, 133 casos foram descartados, um foi confirmado (Cariacica) e 14 seguem em investigação.

Alunos do Ensino Fundamental realizam o 5º simulado de Língua Portuguesa e Matemática em 2019


Com o objetivo de diagnosticar o desempenho dos estudantes e repensar ações voltadas para a melhoria do processo das aprendizagens na Rede Municipal de Ensino, acontece de terça-feira (10/09) a quinta-feira (12/09) da próxima semana, o 5º simulado de Língua Portuguesa e Matemática para Alunos do 5º e 9º.
As provas tiveram início em maio e continuam até outubro de uma forma padronizada em todas as escolas. A Proposta Curricular do município e dos descritores de aprendizagem de cada ano escolar é conhecer a realidade de cada instituição.
Ao todo mais de 2000 alunos farão o teste visando a garantia da qualidade da educação, da aprendizagem e, consequentemente, a melhoria dos resultados da Rede Municipal. Após a aplicação, todos os simulados serão recolhidos e corrigidos pelo setor de Ensino Fundamental e os resultados serão encaminhados à escola, para que seja analisado e refletido com os professores.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Vias públicas não pavimentadas no litoral de Aracruz recebem manutenção

Esta semana, a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) de Aracruz, iniciou o serviço de manutenção de ruas não pavimentadas na Praia dos Quinze, Barra do Sahy e Santa Marta. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos amanhã.
O objetivo desse serviço é melhorar o tráfego na comunidade, além de beneficiar as rotas de transporte coletivo e escolar.

Número de acidentes com ciclistas aumenta 44% no ES em 2019


O número de acidentes com ciclistas subiu 44% no Espírito Santo em 2019, em comparação com 2018, segundo dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De janeiro a setembro de 2019, foram registrados 1007 atendimentos a ciclistas.
A Federação Espírito Santense de Ciclismo (Fesc) afirma que o número de usuários de bicicletas cresce no estado, em especial na Grande Vitória. A estimativa é de que cerca de quatro mil pessoas circulem de bicicleta todos os dias no Espírito Santo.

Homem é preso por suspeita de tráfico de drogas em Colatina


Um homem foi preso por suspeita de tráfico de drogas no bairro Ayrton Senna, em Colatina. De acordo com informações da polícia, a equipe da Força Tática recebeu uma denúncia de traficância no bairro e se deslocou para o local em patrulhamento ostensivo.
Ao chegar no bairro, encontrou o acusado, que não teve o nome divulgado, em  posse de drogas. Ele foi detido na prática flagrante do crime.
Durante a abordagem, a polícia apreendeu 295 gramas de crack , 9 pedaços de maconha, 5 cargas de crack contendo 31 pedras, 3 papelotes grandes de cocaína e um embrulho contendo sementes de maconha.
O criminoso detido, e o material aprendido, foram encaminhados a 15ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Colatina.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

40 pontos de radares fixos voltam a funcionar no Espírito Santo até o fim do mês


Após determinação do Ministério Público Federal (MPF), expedida no mês de julho, diversos radares fixos nas estradas do Espírito Santo devem voltar a operar até o fim deste mês. Ao todo, serão 40 pontos de fiscalização em quatro rodovias federais que cortam o estado.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os locais foram classificados com base no risco de acidentes em cada trecho. Para cumprir o acordo homologado pela Justiça Federal, até o fim do mês de setembro, os equipamentos devem estar funcionando. Em todo país serão instalados 1.140 equipamentos. 
No Espírito Santo os 40 pontos de fiscalização serão distribuídos nas cidades de Cariacica, Domingos Martins, Serra, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Logo após a instalação nesses locais, terá início a colocação dos radares nas áreas rurais com alto índice de acidentes. 
Segundo o DNIT, os equipamentos foram contratados por meio de licitação. Ao todo, serão investidos R$ 160 milhões para o custeio de 24 contratos em 2019 nas instalações de todo o país.
Em nota, o Departamento explicou que está cumprindo uma decisão judicial com a adequação da fiscalização. 

Homem que perdeu a guarda da filha tenta incendiar Conselho Tutelar de Santa Teresa


Um homem que tinha acabado de perder a guarda da filha colocou fogo no Conselho Tutelar de Santa Teresa. Ele prendeu duas conselheiras uma sala, quebrou equipamentos e estava com álcool e gasolina.
O homem, de 46 anos, foi contido por policiais e com os pés amarrados foi levado para o carro da polícia.
De acordo com a Polícia Militar, o homem foi até um posto de combustíveis para comprar a gasolina e disse que colocaria fogo Conselho Tutelar de Santa Teresa e nas pessoas que estivessem no local.
Um frentista do posto chamou a polícia. Antes disso, o homem ameaçou o frentista, dizendo que se ele não vendesse a gasolina colocaria fogo no posto também.
Ao chegar no Conselho, policiais ouviram gritos e precisaram arrombar a porta para entrar. No local, eles encontraram álcool, gasolina e fósforos.
Depois de preso, o homem contou à polícia que fez isso, porque perdeu a guarda da filha adolescente.
As duas conselheiras que foram trancadas em uma sala foram liberadas sem ferimentos.
Ele foi preso em flagrante por tentativa de homicídio, dano ao patrimônio e resistência. O homem foi levado para o Centro de Detenção Provisória de Aracruz.

Instalações de placas da Rota do Agroturismo em Aracruz são finalizadas


Foi finalizado na tarde de ontem as instalações das últimas oito placas de identificação da Rota do Agroturismo no município de Aracruz. Essas últimas placas foram fixadas na BR 101, nos Kms 190, 191, 185, 186, 182, 181, 175 e 174, sentido sul/norte, trechos compreendidos entre o primeiro trevo de acesso à sede de Aracruz, sentido Guaraná e Jacupemba.
Essas placas começaram a ser instaladas em dezembro do ano passado nas principais estradas que fazem parte da rota do agroturismo no município, sendo a primeira sinalização na Rodovia Jayme Roberto Riso, na região de Três Irmãos, distrito de Guaraná.
Desta forma, Aracruz conta com 31 placas, sendo oito na BR e outras 23 nas estradas vicinais, cobrindo regiões como Ribeirão do Sapê, Córrego São Luiz, Córrego Alegre, Assombro, Três Irmãos, Três Irmãos do Jequitibá e Guaxima, além de outras localidades.

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Bombeiros controlam incêndio em mata de Santa Teresa

A Defesa Civil de Santa Teresa, na região Serrana do Estado, identificou ocorrências de incêndio na região de Caravaggio e da rampa de vôo livre, ao longo do último sábado. No entanto, o fogo foi controlado e extinto no início da noite. Há suspeita de que o incêndio tenha sido criminoso.
O combate às chamas foi feito pelo Corpo de Bombeiros de Aracruz, que enviou uma equipe com três combatentes e um caminhão de combate. Os Bombeiros Voluntários de Santa Maria de Jetibá também deram auxílio no combate, enviando duas equipes com sete combatentes, cada, e dois caminhões de combate à incêndio.
Segundo a Defesa Civil, havia no local vários focos de incêndios e por isso as equipes foram divididas para lados diferentes.
Após acabar com as chamas, os integrantes do órgão orientaram a todos os proprietários que tiveram suas terras afetadas a registrarem um boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil para tentar identificar os possíveis criminosos. 

Projeto que troca livros usados por novos chega a Aracruz no dia 14 de setembro

O projeto “A incrível Maquina de Livros” chega a Aracruz nos dias 14,15 e 16 de setembro. A iniciativa é uma realização do Ministério da Cidadania.
Durante os três dias de evento, que vai acontecer na Praça da Paz, às 10h, alunos de escolas municipais estarão presentes para prestigiar a vinda do projeto para o município. A expectativa é que mais de 500 livros sejam trocados por cada dia de ação, com o objetivo de promover a leitura e o desenvolvimento cultural em Aracruz com uma ação inédita e inovadora em prol da cultura.
O projeto é apoiado pela Câmara Brasileira do Livro e pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, incentivando a leitura para a comunidade de forma lúdica e totalmente gratuita. Na primeira temporada, em 2018, foram 15 mil quilômetros rodados por todo país e mais de 40 mil livros trocados, sendo 70 mil pessoas impactadas diretamente.

Idosa de 77 anos é violentada durante assalto em Aracruz


Uma idosa de 77 anos foi violentada durante um assalto, na madrugada de domingo, em Vila do Riacho, em Aracruz. O suspeito foi detido horas depois, confessou o crime e foi encaminhado ao presídio de Xuri, em Vila Velha.
De acordo com a polícia, o suspeito estava encapuzado e invadiu a casa da idosa durante a madrugada. Além de violentar a vítima, o criminoso conseguiu levar um aparelho de TV e uma quantia em dinheiro, que a vítima tinha na bolsa. A televisão uma parte do dinheiro foram recuperados.
Na tentativa de fugir, a idosa pulou a janela do quarto e acabou se machucando. A família levou a vítima até a Delegacia Regional de Aracruz e registrou um boletim de ocorrência. Ela foi encaminhada até o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória para fazer o exame de corpo de delito.
O suspeito não teve a identidade revelada. Agora, a polícia investiga se ele tentou violentá-la outras duas mulheres na região.


Estátua gigante de Buda vira atração em Ibiraçu


Uma estátua gigante de Buda está sendo construída no Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu. A construção tem 33 metros de altura, o equivalente a um prédio de 10 andares.
Para monges que atuam no local, o conceito de felicidade está diretamente ligado a religião. Assim, como uma forma de demonstração de fé, os butaneses resolveram construir a maior estátua de Buda do Ocidente. Ela vai pesar 350 toneladas e a previsão é que fique pronta em 2020.
A ideia do monumento gigante é mostrar o Buda como um ser iluminado. Em volta, ficam outras oito imagens de Buda, que medem 2,5 metros de altura.
O Mosteiro Zen Budista está aberto para visitação somente aos domingos das 8h às 11h, e lá é possível ter uma rotina de meditação entre outras atividades. Ao longo da semana, as visitas são destinadas às escolas.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Mais de 800 quilômetros de estradas vicinais em Aracruz receberam manutenção nos últimos três meses

Cerca de 864 quilômetros de estradas vicinais do município de Aracruz receberam manutenção nos últimos três meses. Os trabalhos envolveram patrolamento e aplicação de cascalho em vias que ligam a zona urbana à rural.
Esta semana, após oito dias de trabalho, a equipe finalizou o reparo da estrada que liga Biriricas à Mucuratá, no distrito de Santa Rosa. A via é um acesso importante para ônibus e outros veículos que circulam entre as duas comunidades. Já no distrito de Jacupemba a estrada que liga o município a Linhares recebeu manutenção.
Entre maio e julho outras localidades também tiveram estradas vicinais corrigidas, como a que liga o Morobazinho à Santa Rosa, Cachoeirinha, Guararema, Rio Francês e Laguna.

Esta semana a Secretaria de Agricultura vai iniciar o patrolamento da estrada que liga Mata Limpa à Gimuhuna. Na sequência, vias da aldeia Pau Brasil, Cachoeirinha e Três Irmãos vão receber o serviço.

Aplicação do Revsol: rua de acesso ao bairro Pôr do Sol é totalmente revitalizada


Foi finalizado no sábado os trabalhos de aplicação do Revsol na rua Granada do bairro Limão, que dá acesso ao Pôr do Sol. Em função das chuvas os trabalhos não puderam continuar dentro do prazo. As máquinas já haviam iniciado as atividades no dia 28 de junho. Na ocasião foi feito o alargamento da rua, espalhando a terra para nivelar o solo.
Ao todo foram revitalizados aproximadamente 1.5 quilômetros de extensão, desde a subida até o entorno do bairro. As condições de acessibilidade estavam comprometidas, com a rua inclusive ficando intransitável com as chuvas. Além da aplicação do Revsol, a estrada foi alargada para possibilitar a construção de uma ciclovia, onde também foram feitos canais para desviar as águas, diminuindo o escoamento na via, e consequentemente aumentando sua durabilidade.
De acordo com um dos encarregados da obra, a aplicação do Revsol deve durar até dez anos.

Mutirão carcerário vai analisar processos de 8 mil presos no ES


Um mutirão formado por 67 defensores públicos do Espírito Santo e de outros estados para avaliar processos de 8 mil detentos do sistema prisional capixaba, a partir de hoje. A análise processual será realizada apenas nos casos de detentos já condenados pela Justiça. Atualmente, o Estado tem 10 mil presos a mais do que a capacidade dos presídios.
Segundo a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), 23.869 pessoas estão presas em 35 unidades no ES, sendo que a capacidade máxima do sistema prisional é de 13.863 vagas. Além disso, nos últimos cinco anos, a população carcerária apresentou um crescimento de 45%.

ES tem queda de 17% nas mortes violentas no 1º semestre


O Espírito Santo registra uma queda de 17% nas mortes violentas no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018.
Em seis meses, houve 523 assassinatos, contra 632 no mesmo período do ano passado. São 109 a menos. O número de assassinatos, porém, continua alto. O dado mostra que há quase três mortes violentas por dia no estado.
Neste ano, o mês com maior ocorrências de mortes violentas foi o janeiro, com 107 assassinatos. Já o mês de junho teve o menor registro: 65.
No Brasil, a queda foi maior. No primeiro semestre foram 22% a menos de mortes violentas comparado a 2018. 

Guaraná é o campeão Aracruzense de Futebol Amador da Série B


O time do Guaraná é o grande campeão Aracruzense de Futebol Amador da Série B em 2019. 
O título veio na manhã deste domingo (01/09), no campo do Geraldão, bairro de Fátima, após empate em 1x1 contra a equipe do São Paulo no tempo normal, e vitória por 4x3 nos pênaltis. 
Além do título, a equipe do Guaraná ainda ficou com as premiações de melhor goleiro e a artilharia da competição.
 Os dois times agora disputarão a Série A, edição 2020.

Previsão é de que 5 mil vagas temporárias de emprego sejam abertas no ES neste fim de ano


O comércio já está fazendo a contagem regressiva para as vendas de fim de ano e, com isso, as empresas começam a receber currículos e a fazer os cadastros de candidatos. Segundo a Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES), serão cerca de 5 mil vagas temporárias abertas no Estado e que podem se tornar efetivas.
As contratações mesmo acontecem entre outubro e novembro, para trabalhar até dezembro. Porém há chances para atuar durante todo o verão.
Além das contratações temporárias tradicionais, com contratos em tempo integral durante um período que pode chegar a 90 dias, alguns setores optam pela contratação de intermitentes. Essa modalidade recente de contratação ocorre principalmente no setor de serviços e as principais oportunidades são para porteiro, cozinheira, garçom, que trabalham majoritariamente aos finais de semana.
Além da demanda ocasionada naturalmente pelas festas de fim de ano, a vinda de turistas para o Estado durante o verão tende a impulsionar o número de contratações.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...