quinta-feira, 16 de abril de 2015

Caixa volta a aumentar juros para financiar a casa própria


A Caixa Econômica Federal voltou a aumentar as taxas de juros do financiamento imobiliário.  O ajuste foi de 0,3% nas taxas para financiamento de imóveis residenciais contratados com recursos da poupança no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação. O primeiro aumento de 2015 foi aplicado em janeiro.

De acordo com o banco, as novas condições passaram a valer para financiamentos concedidos a partir de 13 de abril. A alteração foi feita por motivo do aumento das taxas básicas de juros.  Atualmente, a Selic está em 12,75% ao ano. O banco garantiu que não foram alteradas as taxas de juros dos financiamentos habitacionais contratados com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida nem do FGTS.


O dinheiro do FGTS usado no financiamento que não sofreu aumento da taxa não é o do trabalhador que está tendo seu imóvel financiado, mas vem do montante global depositado no banco. Já os financiamentos que são feitos com recursos da poupança sofreram aumento nas taxas de juros. Nesse caso, o dinheiro utilizado no financiamento também não vem da conta do trabalhador, mas das poupanças que fazem parte do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...