quinta-feira, 6 de junho de 2013

Café de qualidade: Incaper lança novas variedades de conilon




O Governo do Espírito Santo realizará na próxima quinta-feira (13), o lançamento das três novas variedades clonais de café Conilon. Os novos produtos foram desenvolvidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Incaper), dentro do programa de melhoramento genético. O lançamento faz parte das ações coordenadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) para melhorar a qualidade da cafeicultura capixaba e a renda dos produtores rurais.
As variedades são resultado de mais de 20 anos de pesquisa e desenvolvimento, e possuem diversas características que as diferenciam das variedades de Conilon disponíveis no mercado. Porém, uma característica em especial é inédita: pela primeira vez, o Conilon obtém Classificação Internacional de Bebida Superior.
Para ter acesso as novas variedades, os produtores rurais e demais interessados devem recorrer aos Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural do Incaper, presentes em todos os municípios capixabas. Viveiristas cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estão multiplicando as mudas. Atualmente a capacidade de produção é de 21 milhões de mudas por ano, mas a expectativa é que a quantidade chegue a 35 milhões.

Além do Governo do Espírito Santo, o lançamento das novas variedades conta com participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café), Consórcio Pesquisa Café, Nestlé, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Conilon Brasil, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA – Ufes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).


Lançamento será nop dia 13 de junho, às 9 horas, na Fazenda Experimental Bananal do Norte/Incaper.
Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim/ES.


Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper

Facebook: Incaper
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...