quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Dilma sanciona lei que mantém funcionando lotéricas sem licitação.




A presidente Dilma Rousseff sancionou hoje, em cerimônia no Palácio do Planalto, lei aprovada pelo Congresso Nacional no mês passado e permite o funcionamento, por mais 20 anos, de casas lotéricas que não passaram por licitação e que atuam por permissões expedidas após credenciamento. 
Desde 1999, a Caixa Econômica Federal só permite a concessão do serviço por licitação. Muitas lotéricas, porém, que firmaram contrato antes disso, por permissão, continuam atuando.

O projeto aprovado no Congresso, entretanto, buscou inviabilizar determinação do Tribunal de Contas da União para que a Caixa Econômica só mantenha em funcionamento casas lotéricas que tenham passado por licitação. O entendimento do tribunal é de que as agências precisam cumprir as regras previstas na Lei de Concessões, passando por processo de concorrência pública, já que operam um serviço que é prerrogativa exclusiva do Estado.

A decisão do TCU obriga a substituição de 6.104 unidades (46%) que atuavam com permissões expedidas apenas por meio de credenciamento. Com a determinação do TCU, a Caixa Econômica Federal começou a preparar licitações para substituir essas casas lotéricas, o que provocou protestos dos donos dessas unidades pelo país. Em seu discurso, a presidente Dilma destacou a importância da rede de lotéricas em todo país para dar sustentação aos programas sociais, como o Bolsa Família.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...