quarta-feira, 4 de maio de 2016

Ministério Público Federal pede 155 bilhões de reais em ação civil contra Samarco, Vale e BHP.




O Ministério Público Federal, que investiga o desastre causado pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariama, Minas Gerais, informou que uma ação contra as mineradoras Samarco, Vale e BHP, pede 155 bilhões de reais em reparação aos danos causados. O valor foi anunciado em Belo Horizonte pelos procuradores da República José Adércio Leite Sampaio, Eduardo Aguiar, Jorge Munhós e Eduardo Santos de Oliveira, que integram a força-tarefa do órgão.  

O rompimento da barragem de Fundão, que pertence à mineradora Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton, destruiu o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, e afetou outras localidades, além das cidades de Barra Longa e Rio Doce. Os rejeitos também atingiram mais de 40 cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Dezenove pessoas morreram.  

O desastre ambiental é considerado o maior e sem precedentes no Brasil. A ação civil, resultado de 06 meses de investigação, tem 359 páginas e apresenta mais de 200 pedidos que buscam a reparação integral dos danos econômicos, sociais e ambientais causados pelo rompimento da barragem. A tragédia vai completar 06 meses na próxima quinta-feira.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...