segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Confronto entre manifestantes e polícia, marca início do leilão do pré-sal no RJ.

RIO - Um grupo de manifestantes com cerca de 15 pessoas tentou se aproximar do hotel Windsor pela areia da Barra da Tijuca. Eles passaram pela primeira barreira de grades da Força Nacional, mas foram contidos pela segunda barreira com balas de borracha. Durante um conflito que começou por volta de 13h25, o repórter fotográfico Gustavo Oliveira, da agência britânica Demotix, foi atingido por uma pedra no braço, lançada por manifestantes. Mais cedo, o fotógrafo Pablo Jacob, do jornal O Globo, foi atingido de raspão por uma bala de borracha.

O leilão da área de Libra começará às 15h e deve durar 30 minutos.



A cerimônia vai começar com a exibição de um vídeo sobre a área. Depois, os concorrentes vão escrever em um envelope as propostas para o leilão. A ANP vai anunciar os consórcios e, depois, o vencedor. No modelo de partilha, o vencedor será o que oferecer o maior volume de petróleo para a União. Em caso de empate, o procedimento poderá ser repetido uma única vez.

Por volta das  14:15 começou um novo princípio de confronto. Balas de borracha e gás lacrimogêneo foram lançadas e os banhistas ficaram no meio da linha de fogo. Manifestantes tentaram se aproximar do hotel onde será realizado o leilão do pré-sal pela areia. Não há feridos.
 
A presidente da Petrobras, Graça Foster, vai participar da cerimônia do leilão da área de Libra, o primeiro na região do pré-sal. A executiva está no hotel na Barra onde será realizada a licitação, mas não há previsão de entrevistas. No local estão também representantes de várias empresas inscritas para a disputa. O hotel está com capacidade esgotada e os executivos acertam, nos quartos reservados, os últimos detalhes da estratégia de participação.

Apesar dos violentos protestos que ocorrem próximo ao hotel, a previsão é de que não haja atrasos. O início do leilão está marcado para as 14 horas, com a exibição de um filme sobre a nova fronteira de exploração de petróleo descoberta no Brasil na região do pré-sal.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) rejeitou a contraproposta de reajuste salarial feita pela Petrobrás. Sindicalistas e representantes da estatal se reuniram às 11h desta segunda-feira para tentar chegar a uma solução para o impasse.

Com a decisão, os petroleiros continuam em greve. A pauta de reivindicações dos trabalhadores propõe reajuste real (acima da inflação) de 5%. A Petrobrás ofereceu reajuste real entre 1,41% e 1,80%. Além disso, os sindicalistas reclamam que a estatal não ofereceu melhorias nas condições de trabalho.


Mesmo sem contar os novos projetos trazidos pelo leilão de Libra, a primeira área do pré-sal a ser licitada, os investimentos no setor de petróleo e gás crescerão em R$ 54,4 bilhões na passagem do ciclo de 2013-2016 para o de 2014-2017, somando R$ 458,3 bilhões, mostra um mapeamento divulgado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...