Paulo Henrique Camargo Rinaldi, consultor do FTD Sistema de
Ensino, reúne sete dicas que auxiliam o aluno a atender as peculiaridades da
prova
A prova do Enem foge às características dos vestibulares,
pois busca fazer um diagnóstico da situação educacional e não selecionar os
estudantes mais adequados
“A redação solicitada pelo ENEM apresenta algumas
peculiaridades que devem ser observadas pelo candidato”, alerta o consultor da
FTD Sistema de Ensino, Paulo Henrique Camargo Rinaldi.
Pedagogo, professor de Língua e Literatura e Mestre em
Direito, Rinaldo analisou os itens obrigatórios do Edital do Exame Nacional de
Ensino Médio (Enem), seus critérios de correção, conteúdo e estrutura para
elaborar dicas de redação.
Confira as sete dicas formuladas para auxiliar os alunos a se
prepararem melhor para a elaboração do texto:
1. Trata-se de uma
prova que foge às características dos vestibulares, pois, enquanto estes são
elaborados para selecionar os estudantes mais adequados dentro de um universo
definido e a partir de um perfil previamente estabelecido, o ENEM apresenta,
por força legal, caráter diagnóstico. Assim, as questões e o tema da redação
não são feitos para selecionar ou classificar os alunos, mas para fazer um
diagnóstico da situação da educação no País.
2. Atenção ao tema. É
importante ler o tema proposto e os textos motivadores. A prova de redação não
verifica apenas a capacidade de escrever, mas de ler, entender, interpretar e
também de escrever. A fuga total do tema implica nota zero e a fuga parcial
deve trazer nota 3,0.
3. O tipo textual
solicitado será uma dissertação argumentativa. Assim, é fundamental que o aluno
apresente um ponto de vista, uma tese acerca do tema proposto. Quando o
examinador terminar de ler a introdução, deve ter claro o ponto de vista que
será defendido. A seguir elabore argumentos que justifiquem seu ponto de vista.
Os argumentos devem ser coerentes com a tese. Não se deve simplesmente falar do
assunto, mas buscar convencer o leitor de sua tese com consistência e
coerência.
4. A nota da redação
será atribuída a partir de cinco competências definidas. Atenção ao uso da
linguagem formal. Evite termos ou expressões típicas da linguagem oral (uso
contínuo de daí, então, né ...) e lembre-se de que na linguagem escrita não se
tem contato direto com o interlocutor. Não omita ou deixe “brancos” em seu
texto.
5. Traga argumentos
seus para provar seu ponto de vista, ou seja, apresente indícios de autoria.
Evite usar o que foi trazido pelos textos motivadores.
6. Busque utilizar
elementos conectores ou de ligação entre períodos e parágrafos, a fim de dar ao
texto uma sequência ou construção lógica.
7. Termine seu texto,
na conclusão, com uma proposta de intervenção à situação problema apresentada
no tema, que seja razoável e possível de aplicação. O que se está verificando
aqui é o conhecimento ou consciência que o candidato possui da realidade
brasileira. Não apresente soluções mágicas, pois, no mais das vezes, elas estão
longe da realidade e não são passíveis de aplicação. Busque uma maneira de
abordar ou enfrentar a situação problema que demonstre solidariedade e
fraternidade.