segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Dezessete municípios do Espírito Santo ultrapassaram limite de gastos.




De acordo com o Tribunal de Contas do Estado, 17 municípios do Espírito Santo ultrapassaram o limite de gastos com pessoal em 2015. Eles excederam o limite legal, que é de 54% da receita. A justificativa mais apresentada é a queda na arrecadação municipal ocasionada pela crise econômica. Segundo o secretário geral das sessões do Tribunal de Contas, Odilson Barbosa Júnior, outros 40 municípios capixabas estão bem próximos de ultrapassar o limite de gastos.

Além disso, mais de 70 municípios arrecadaram menos esse ano do que no ano passado. Ele explicou que a maioria dos municípios associa o descompasso financeiro com a crise econômica. Para reverter a situação, alguns municípios reduzem ou até eliminam secretarias. As áreas de serviços fundamentais, como a Saúde e a Educação, são preservadas, e só devem ser atingidas pelo corte de gastos em último caso.

E mesmo quando as áreas não essenciais são atingidas pelo corte, a necessidade de reduzir as despesas pode comprometer a prestação do serviço público. Ainda de acordo com o secretário, os municípios têm um prazo de 16 meses para se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal, e seus respectivos gestores podem ser punidos caso isso não aconteça. Diante de uma situação de risco financeiro, resta ao município administrar os gastos para que a gestão do próximo ano também não fique comprometida.

 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...