quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Plenário aprova novo índice de correção do FGTS.




A Câmara Federal aprovou com um apoio parcial do governo uma correção escalonada para o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O problema é que os trabalhadores que acreditavam ter um aumento na rentabilidade do recurso igual à poupança ainda neste ano terão os desejos frustrados.  

As remunerações do fundo só se igualarão à caderneta em 2019. E nem todo o dinheiro vai contar com esses índices de reajuste: apenas depósitos feitos a partir de janeiro de 2016 serão revisados pelas novas taxas de juros. O Projeto de Lei 4.566/08 que prevê essa alteração agora segue para ser apreciado pelo Senado. 

A princípio, o Planalto trabalhou para que o projeto sequer fosse votado. Diante de uma iminente derrota, decidiu negociar para que a nova correção não fosse aplicada já no próximo ano. A proposta da equipe econômica feita ao deputado Rodrigo Maia foi de um escalonamento em 11 anos, depois a União aceitou reduzir para 08 anos, mas o relator decidiu pelo que considerou um meio-termo: 04 anos. Rodrigo Maia diz que não há radicalismo em sua proposta.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...