sexta-feira, 22 de abril de 2016

Água do Rio Doce fica mais clara em Colatina.




A cor alaranjada que caracteriza a água do Rio Doce, em Colatina,  desde novembro de 2015 por causa da lama de rejeitos da Samarco está mudando. Moradores e a prefeitura perceberam que a água está mais clara. No entanto, a desconfiança da população com a qualidade da água continua. Os laudos do Sanear apontam que a água está mais limpa e a turbidez diminuiu.  

De acordo com o engenheiro do Sanear, Arthur Batista Ferreira, pelas análises que feitas, o rio está com menos contaminação e menos partículas presentes na água, descendo menos lama, e a água está própria para consumo. A Samarco informou, por meio de nota, que todo o rejeito está contido por alguns diques, que segura o sedimento e também diminui a turbidez, que está abaixo de 100 Unidades Nefelométricas de Turbidez. 

A Samarco disse ainda que a redução da turbidez é resultado das ações para conter o aporte de sedimento na água, que incluem também a revegetação das margens de rios impactadas, somado à redução das chuvas. Segundo o Sanear, apesar da coloração ter mudado, a cor alaranjada pode voltar. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...